Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXVIII ENAREL, I ENIPPEL e VI CONECE

Tamanho da fonte: 
Fundamentos do lazer e práticas corporais: contribuições revolucionárias e transformadoras para a formação.
Tereza Luiza França, Sandra Correia França

Última alteração: 2016-10-06

Resumo


Resumo
Estudar os fundamentos do lazer e práticas corporais significa mergulhar num arquipélago de certezas e incertezas que constitui nossa sociedade, na qual estudos e pesquisas do lazer têm conquistado espaços relevantes. Elecamos como fundamentos ludicidade, dialogicidade, totalidade, emancipação, liberdade, respeito, territorialidade, participação popular, cultura. Este objeto estudado reconhece contribuições revolucionárias e transformadoras na medida em que as práticas corporais são vivenciadas à luz desses fundamentos. O objetivo é analisar como os fundamentos do lazer asseguram práticas corporais com atributos revolucionários e transformadores. Os procedimentos metodológicos alimentados pelos princípios da pesquisa-ação, abordagem etnometodológica e proposição crítico-superadora indicam que o caminho se faz caminhando nas trilhas e partilhas de bases crítico-reflexivas. O universo é constituído pelos locais de intervenções do alunato da Educação Física-UFPE. As análises pelo (re)pensar e (re)experienciar estabelecem intersubjetividade e objetividade na concretude dessas práticas. Apontam desafios superados na formação acadêmica por imprimir atitudes científico-pedagógicas críticas, humanizadoras, participativas, lúdicas, emancipatórias e tem garantido compreender os nexos e conexos deste campo amplamente diversificado. São contribuições que indicam práticas de lazer interculturais com prazer, compromisso, tradição e produção do conhecimento, em um clima sério e harmonioso nutrido pelo impulso racional e sensível que gera contextos nas/das relações da vida no mundo.
Palavras-chave: Fundamentos do Lazer. Práticas Corporais. Formação.

Palavras-chave


Fundamentos do Lazer. Práticas Corporais. Formação.

Referências


ARAÚJO, M. L. F. O Quefazer da Educação Ambiental Crítico-Humanizadora na Formação Inicial de Professores de Biologia na Universidade. (Tese Doutorado) Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Pernambuco. Recife/PE, 2012.
BRUHNS, Heloisa Turini(Org.). Lazer e ciências sociais – Diálogos pertinentes. SP: Editora Chronos, 2002 (Coleção lazer, esporte & sociedade)
CURY, C. J. Educação e contradição: elementos metodológicos para uma teoria crítica do fenômeno educativo. 2. ed. SP: Cortez: Autores Associados, 1986.
FRANÇA, T. L. de. Lazer – Corporeidade – Educação: o saber da experiência cultural em prelúdio. Natal-RN. Tese de Doutorado em Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2003.
FRANÇA, Tereza Luiza de. A construção do saber na formação profissional em lazer. In: ISAYAMA, Hélder Ferreira(Org.) Lazer em estudo – currículo e formação profissional. Campinas-SP: Papirus, 2010
FREIRE, P. Educação e Mudança. 30ª Edição. Rio Janeiro Ed. Paz e Terra. 2007.
FREIRE, P. Conscientização: teoria e prática da libertação, uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. 3ª. Edição. São Paulo: Moraes, 1980.
FERREIRA, Nilda Teves. Cidadania – uma questão para a educação. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993.
DELORS, J. Educação: tesouro a descobrir. SP: Cortez; Brasília, DF: MEC: UNESCO, 1999.
GOMES, C. O lazer como mobilizador de experiências interculturais revolucionárias e sua contribuição para a educação transformadora. In: SANTOS, L. L. de C. P.et al Coleção Didática e Prática de Ensino. Belo Horizonte: Autentica 2010
SANTOS, B. S. Pela mão de Alice: social e político na pós-modernidade. SP: Cortez, 2000.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à Educação do Futuro. SP: Cortez, 2000.
PIMENTEL, Giuliano Gomes de Assis. (Org) Teorias do lazer. Maringá: Eduem, 2010

Texto completo: docx