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Terapia Assistida com Animais (TAA): o uso de cães como estímulo nas atividades recreativas na educação física
Antônio Washington Oliveiraq Júnior

Última alteração: 2016-10-05

Resumo


Introdução: A necessidade de novas formas de se relacionar com o mundo e com as pessoas; deve ser de grande importância para ciência, pois o meio ambiente e suas diferentes formas de inclusão significativa são oportunidades para se inserirem novas condições relacionais; entre o homem e os animais, através de terapias ocupacionais como, o uso de cães com fins educacionais e terapêuticos. Objeto de estudo: O objetivo desse estudo é conhecer mais, a relação afetiva entre as crianças e os cães da raça Golden Retriever, através da Terapia Assistida por Animais (TAA) e a Terapia Facilitada por Cães (TFC), assim, observar seus benefícios e suas influências, cognitiva e afetiva nessa inter-relação entre o cão e a criança, nas práticas recreativas de educação física. Método: Esta proposta trata-se de um estudo do tipo descritivo/ qualitativo, com o uso do (TAA) e do (TFC), onde foi utilizado em turmas do 3°- 4º ano, com idade de 8-10 anos, em ambos os sexos, durante as práticas recreativas na disciplina de educação física. Resultado: A participação dos alunos nas práticas de educação física aumentaram significativamente, em média 50% no 3º ano e 60% no 4º, valores afetivo e relacional foram contemplados. Conclusão: O TAA se mostrou eficiente, mais um tanto complexo, necessita de uma investigação inicial no que diz respeito a condição alérgica e fóbica; também cuidados com a higiene do animal e do material utilizado; o planejamento deve considerar se o cão está apto a exercer essa função, ou seja, se a raça é a indicada e se foi treinado para tal situação.
Palavra-chave: Afetividade; Recreação; Terapia; Educação; Recreação.

Palavras-chave


Afetividade; Recreação; Terapia; Educação; Recreação

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