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Brincadeiras da Cultura Popular na Educação Física em Pernambuco
Rayanne Luiza Quirino Lima, Maria do carmo dos santos, Tereza luiza de frança

Última alteração: 2016-10-05

Resumo


Brincadeiras da cultura popular fazem parte do cotidiano das diversas sociedades: curumins de comunidades indígenas, crianças nórdicas, pequenas jovens orientais, praticam diversos jogos e brincadeiras. Particularmente no Brasil se observa que as brincadeiras populares, ao longo do tempo, são criadas, alteradas, modificadas e/ou recriadas. Hoje, os jovens caminham ou correm atrás de pokemons motivados pelas modernas tecnologias da informação. Pouco a pouco, brincadeiras mais tradicionais estão à margem das práticas escolares e/ou familiares. Estudos no campo do lazer apontam iniciativas para resgatar ou (re)significar essas brincadeiras especialmente pelo seu teor educativo, lúdico, criativo e que explora a imaginação. Destacam-se por provocar múltiplas contribuições para crianças e jovens no sentido de aprendizagens em que a cultura do lugar ganha uma dimensão de integração, fortalecimento de vínculos, lazer, senso de coletivo, cumprimento de metas, liderança, liberdade, e, diversão, muita diversão. Na busca de refletir e garantir o espaço da brincadeira popular nos dias atuais, o objetivo do presente trabalho é analisar a reinserção das brincadeiras populares nas aulas de Educação Física, tomando por base os princípios da ludicidade, dialogicidade, integração e criatividade de novas aprendizagens. Este trabalho integra o conjunto de pesquisas do laboratório de estudos e pesquisa – NIEL-UFPE que tem assegurado intervenções no espaço escolar com turmas de ensino fundamental da Escola Pública Estadual Timbi. São construídas brincadeiras populares tradicionais em que a criança e os jovens revisitam o passado histórico da cultura popular para viverem práticas educativas brincantes. Construída pelos princípios da pesquisa-ação, alimenta-se pelos dados da pesquisa bibliográfica/documental. A partir dos dados obtidos até o momento, foi possível identificar brincadeiras utilizadas pelos pais, avós, amigos dos envolvidos, reconhecendo seus objetivos, suas aplicações, suas regras e suas contribuições educativas. A unidade da pesquisa-ação e da bibliográfica/documental permitiu identificar as brincadeiras adotadas e vividas nas fases posteriores do estudo, respaldada pela opinião de 4 participantes com mais de 50 anos que confirmaram o caráter regional da adoção das brincadeiras na Região Metropolitana do Recife, lócus da pesquisa. O estudo permitiu observar que brincadeiras populares como Garrafão, Barra Bandeira, Batatinha Frita 1-2-3, Pula Elástico, Cama de Gato tem um caráter recreativo e de práticas lazer importante, motivo pelo quais os jovens aproveitam e extraem conhecimentos com elementos de satisfação presentes como a felicidade, diversão, e companhia dos amigos de brincadeira.

Palavras-chave


Educação, Brincadeiras, Lazer, Escola, Cultura.

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