Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXVIII ENAREL, I ENIPPEL e VI CONECE

Tamanho da fonte: 
Vivenciando os jogos populares e sensoriais na escola: uma educação para e pelo lazer.
Palloma Santos Deus

Última alteração: 2016-10-05

Resumo


A Educação Física, segundo Coletivo de Autores (1992), é uma pratica pedagógica que no âmbito escolar tematiza formas de atividades expressivas corporais como: Jogo, esporte, dança, ginástica, lutas que configuram uma área de conhecimento denominada cultura corporal. Pensando nisso foi construído atividades recreativas no eixo temático: Jogo, propriamente dito, os jogos sensórias e populares, a fim de possibilitar, criatividade, cooperatividade e comunicação entre os alunos da turma. A vivência foi realizada durante a terceira unidade da Escola Timbi em Camaragibe-PE, por este motivo, as atividades tiveram como base o estudo teórico-prático dos jogos, onde os alunos puderam criar novas possibilidades de jogos a partir do que eles já possuíam entendimento e do que foi adquirido ao longo das aulas. Utilizamos de materiais didáticos adaptados com recursos recicláveis, assim como aparelhos eletrônicos para a prática dos jogos. Com a experiência e construção dos jogos sensórias e populares, tivemos por objetivo vivenciar o conteúdo da Educação Física, numa perspectiva da educação para e pelo o lazer, ao ser tematizado o eixo curricular contribuímos para a construção da cooperação, integração, respeito, humanização que representam um processo de socialização para os alunos. Metodologicamente a ação teve como principio a abordagem crítico-superadora, que constituem a construção das aulas de Educação Física, da Escola Estadual Timbi, em Camaragibe-PE, com elementos chaves da etnometodologia. A experiência contou com a participação dos alunos do ensino fundamental, da turma de 9º ano. Foi possível constatar que os alunos em suas falas, afirmaram que a prática dos jogos de uma perspectiva “nova”, mostrou-lhes novas formas do “brincar”, do lazer e do aprendizado dentro da sala de aula. Portanto, reafirmamos com esta experiência ações que potencializaram situações de ensino-aprendizagem com diversas expressões da prática para e pelo lazer, na socialização e propagação a produção de conhecimento.

Palavras-chave


Educação Fisíca Escolar, Lazer, Jogos, Lazer e Educação.

Referências


COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino de educação física. São Paulo: Cortez, 1992.

Texto completo: docx