Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXVIII ENAREL, I ENIPPEL e VI CONECE

Tamanho da fonte: 
Políticas públicas de esporte e lazer: planejamento de equipamentos e espaços de lazer
Deydson Silva Silveira, Alysson Braz Santos, Gustavo Brito

Última alteração: 2016-10-18

Resumo


Atualmente o esporte e o lazer tem sido foco de vários estudos nos últimos anos, especificamente como um dos componentes das políticas sociais como direito de todos os cidadãos e que devem ser garantidos pelo Estado. Localizado na região Norte de Natal, o conjunto Soledade faz parte do bairro Potengi, o qual é considerado um dos maiores dentre todos os bairros da zona norte, e o mais antigo dessa região administrativa. A Pista de Caminhada do Soledade, objeto de estudo dessa pesquisa, fica localizada na Rua Serra Negra deste mesmo conjunto, tem uma extensão de aproximadamente 1200 metros (percurso ida e volta) e trata-se de um equipamento de lazer específico. Neste sentido, o presente trabalho tem por objetivo fazer um levantamento dos equipamentos de lazer existentes no bairro Potengi da zona norte de Natal. E para isso foi escolhido a Pista de Caminhada do conjunto Soledade. A metodologia do trabalho foi uma pesquisa de campo, que utilizou a observação como técnica de coleta de dados, além da observação foi feito um questionário com perguntas abertas aos usuários da Pista de Caminhada. Ela tem função basicamente esportiva, porém é possível identificar algumas variações, e como já foi citado anteriormente é um equipamento específico ao qual podemos caracterizá-la pela sua composição e uso: micro-centro específico. Quanto à tipologia: Tempo – diário, Tamanho – Médio, e uso para atividades de lazer de caráter físico e social. É possível visualizar poucos pontos de acessibilidade no local, falta de manutenção dos terrenos em torno e da própria pista de caminhada. Podemos identificar claramente diversos problemas devido a falta de políticas públicas capazes de garantir o mínimo de direito ao cidadão como, saúde, segurança e principalmente ao lazer, no entanto, apesar da falta de incentivo para o auxilio da manutenção desse local, ela vem sendo utilizada da melhor forma possível pelos seus usuários na prática de atividades esportivas e de lazer, fazendo com que seja ainda um dos poucos espaços destinados a essas atividades presentes, pelo menos com o mínimo de condições necessárias, na região Norte de Natal.

Palavras-chave


Politicas Públicas de Lazer; Equipamentos de Lazer; Pista de Caminhada

Referências


BONALUME, C.R. O lazer numa proposta de desenvolvimento voltada à qualidade de vida. In: MULLER, A. & DACOSTA , L.P. (orgs.). Lazer e Desenvolvimento Regional. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2002.

MASCARENHAS, Fernando. Lazer como prática da liberdade. – Goiânia: Ed. UFG, 2003.

MARCELLINO, Nelson Carvalho. Estudos do lazer: uma introdução - Campinas: Autores Associados, 1996.

MARCELLINO, Nelson Carvalho. As Cidades e o Acesso aos Espaços e Equipamentos de Lazer. Piracicaba, Impulso, 17(44): 55-66, 2006.

NATAL, Prefeitura Municipal de. Anuário Natal. Natal. SEMURB, 2012.

SANTINI, Rita de Cássia Giraldi. Dimensões do lazer e da recreação: questões espaciais, sociais e psicológicas. São Paulo. Angelotti, 1993.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: . Acesso em: 16 março 2016.

Texto completo: docx