Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXVIII ENAREL, I ENIPPEL e VI CONECE

Tamanho da fonte: 
Dos parques infantis às escolas municipais: uma linha histórica sobre a Educação Infantil na cidade de São Paulo
Tiago Aquino da Costa e Silva

Última alteração: 2016-10-13

Resumo


O presente trabalho teve como objetivo apresentar uma linha histórica da Educação Infantil na cidade de São Paulo, reconhecendo as mudanças e transformações ocorridas desde a proposta “pioneira” de Mario de Andrade com os parques infantis até o modelo atual – as escolas municipais de Educação Infantil (EMEIs). Os procedimentos metodológicos utilizados consistem em dois procedimentos. Utilizou-se a abordagem dedutiva e o segundo procedimento é relativo ao tipo de pesquisa adotado, neste caso, a pesquisa indireta, assim, utilizou-se a pesquisa bibliográfica. Notou-se que a educação é transformadora e se reinventa a cada momento. O resgate histórico dos 80 anos de Educação Infantil em São Paulo apresentou o tempo de estagnação em que se manteve e há quanto tempo esta modalidade é efetivamente pensada. Nesse sentido buscou-se buscar ainda mais informações a respeito do sistema de ensino atual e da real preocupação com a proposta educativa a fim de localizar respostas e alternativas importantes nesse processo de formação.

Palavras-chave


Educação Infantil, história, brincar, parques infantis.

Referências


ABUCHAIM, B. O. A construção do Currículo para a Educação Infantil na Rede Municipal de São Paulo, Currículo sem Fronteiras, v. 15, n. 1, p. 252-273, jan./abr. 2015

ARANTES, A.C. Mário de Andrade: o percursor dos parques infantis em São Paulo. Phorte: 2008.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Política Nacional de Educação Infantil. Brasília, DF: MEC/SEF/COEDI, 1994.

CREPALDI, R. A Integração da Rede de Creches ao Sistema Municipal de Ensino, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2002, pag. 79-117.

DUARTE, R. K. A dimensão especial dos programas de Educação Infantil: o espaço físico e as propostas político-pedagógicas das escolas de Educação Infantil do município de São Paulo, no período de 1975 a 1985. 2000. 255f. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política e Sociedade. Universidade Pontifica Católica de São Paulo, São Paulo, 2000.

KRAMER, S. As crianças de 0 A 6 anos nas políticas educacionais no Brasil: Educ. Soc., Campinas, vol. 27, n. 96 - Especial, p. 797-818, out. 2006.

KUHLMANN JUNIOR, M. Infância e Educação Infantil: uma abordagem histórica.
Porto Alegre: Meditações, 1998.
KUHLMANN JUNIOR, M. Histórias da Educação Infantil brasileira. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, ANPED, n.14, p. 5-18, mai./ago. 2000.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

MATTOS, M. G.; ROSSETTO JUNIOR, A. J.; BLECHER, S. Metodologia da pesquisa em Educação Física: construindo sua monografia, artigos e projetos. 3. ed. São Paulo: Phorte, 2008.

NONO, M. A. Breve Histórico da Educação Infantil no Brasil. UNIVESP: São Paulo 2009.

OLIVEIRA, Z. M. R. Creches: crianças, faz de conta & cia. Petrópolis, RJ: Vozes, 1992.
PASCHOAL, J. D.; MACHADO, M. C. G., História da Educação Infantil no Brasil: avanços retrocessos e desafios dessa modalidade educacional. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.33, p.78-95,mar.2009.

RAMIRES, J. M. S. A construção do portfólio de avaliação em uma Escola Municipal de Educação Infantil de São Paulo: um relato crítico. 2008. 292 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.

RIZZO, Gilda. Creche: organização, currículo, montagem e funcionamento. 3. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.

SÃO PAULO. Indicadores de Qualidade da Educação Infantil Paulistana, Secretaria Municipal da Educação, São Paulo, 2016, pag. 11, 12, 13.

___________. Secretaria Municipal de Educação. Escola Municipal, São Paulo, ano 17, n. 12, p. 41-42, 1984.

___________. Secretaria Municipal de Educação. Escola Municipal: 50 anos de pré-escola municipal. Sâo Paulo: SME, Ano 18, n. 13, 1985, 60 p.

SILVA, C. V. M.; FRANSCHINI, R.O surgimento da Educação Infantil na história das políticas públicas para a criança no Brasil. Práxis Educacional, vol. 8, número 12, 2012.

SOUZA, I. G. C. Subjetivação Docente: A singularidade constituída na relação entre o professor e a escola. 2000. 223f. Dissertação (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.

Texto completo: docx