Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, VI Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
EMENTAS DE DISCIPLINAS COM O TERMO “LAZER” EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DE CURITIBA: DIFERENÇAS E SIMILARIDADES
Talita Stresser de Assis, Andreia Juliane Drula

Última alteração: 2012-08-05

Resumo


Esse trabalho busca identificar as possíveis diferenças e similaridades nas ementas de disciplinas com o termo “lazer” em três Instituições de Ensino Superior de Curitiba, sendo uma privada e duas públicas federais. Para tanto, foi utilizado como critério para seleção das universidades as instituições melhores ranqueadas no Índice Geral de Cursos do ENADE – 2010. Posteriormente, buscamos os Cursos de Educação Física das instituições selecionadas e o critério de escolha de disciplinas foi a presença do termo “lazer” no título. Percebemos diferenças em relação à carga horária, número de disciplinas contidas nos currículos, utilização de diferentes termos e tipos de formação que se pretendem. Como semelhanças, observamos principalmente a predominância de disciplinas com o termo “lazer” nos cursos de Bacharelado em Educação Física e o estudo do histórico do lazer. Por fim, indicamos análise dos planos de ensino, dos conteúdos, da prática docente das disciplinas estudadas e da missão que a Universidade preza ao formar seus profissionais.

Palavras-chave


formação profissional; lazer; universidade

Texto completo: anais