Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, VI Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO: UM ESTUDO COM PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DO ENSINO FUNDAMENTAL DE RIO GRANDE/RS.
fernanda gomes teixeira

Última alteração: 2012-08-01

Resumo


A Síndrome de Burnout é um estado de esgotamento emocional que ocorre principalmente nos profissionais das áreas do cuidado e da formação por estarem em contato direto com pessoas. Este estudo teve como objetivo identificar manifestações sugestivas da Síndrome de Burnout em professores do ensino fundamental séries finais da cidade do Rio Grande/RS. É um estudo exploratório descritivo, qualitativo, desenvolvido em agosto de 2006, nas escolas selecionadas, na cidade do Rio Grande/RS. Quinze professores participaram deste estudo respondendo a entrevistas semi-estruturadas as quais foram gravadas e transcritas. Para a leitura dos dados foi utilizada a técnica da análise de conteúdo. Os resultados foram agrupados em três categorias: exaustão emocional, despersonalização e baixa realização profissional, AS QUAIS englobam fatores que os entrevistados relataram serem os responsáveis pela manifestação dos sintomas sugestivos de burnout no grupo estudado.

Palavras-chave


Síndrome de Burnout; Professores; Educação.

Texto completo: anais