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PET EDUCAÇÃO FÍSICA UFPR: SEMEANDO AÇÕES ENTRE UNIVERSIDADE E COMUNIDADE
Última alteração: 2012-08-06
Resumo
O presente artigo tem como objetivo relatar as experiências vivenciadas pelos integrantes do grupo PET Educação Física da Universidade Federal do Paraná. O projeto intitulado “Práticas Corporais e Sociedade” apresenta como proposta principal a integração indissociável entre os pilares ensino, pesquisa e extensão, e objetiva conectar universidade e sociedade, transformando ambientes sociais e seus saberes em espaços propícios para experiências formativas. Nesse sentido, o grupo desenvolve: intervenções de extensão em contraturnos escolares em determinada comunidade em área de vulnerabilidade social da cidade de Curitiba, atendendo cerca de trezentas pessoas entre crianças, adolescentes e adultos; reuniões semanais para estudo de textos pertinetes às temáticas que emergem no cotidiano das atividades formativas dos acadêmicos; reuniões semanais para organização de ações; e participação de eventos do PET e da área de Educação Física. Acreditamos que as propostas de trabalho realizadas pelo PET Educação Física foram experiências tanto pedagógicas quanto políticas. Para tanto, focamos na formação crítica dos “petianos” para que os mesmos usufruam de todas as oportunidades oferecidas pela universidade e assim possam estabelecer a conexão entre os saberes acadêmicos e os saberes populares.
Palavras-chave
formação; universidade; comunidade
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anais