Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, VI Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
CONTRADANÇA: MOVIMENTO, CORPO-DANÇA E A DIFERENÇA EM CENA
Neusa Dendena Kleinubing, Deizi Domingues da Rocha

Última alteração: 2012-08-04

Resumo


Este texto apresenta resultados de intervenções a partir do projeto de extensão Contradança da Universidade Comunitária da Região de Chapecó – Unochapecó/SC, que teve como objetivo, em 2011, promover junto aos professores do ensino especializado e da rede pública estadual de ensino, espaços de vivências e discussões sobre a dança, refletindo sua contribuindo no processo de formação humana e de (re)conhecimento da diversidade. O estudo se desenvolveu a partir dos pressupostos da pesquisa-ação (THIOLLENT, 2007). As ações ocorreram no período de maio a outubro de 2011, envolvendo cinco instituições, sendo três no âmbito do ensino especializado para o trabalho com pessoas com deficiência e duas escolas da rede estadual de ensino. A análise ora apresentada decorre da análise do questionário com perguntas abertas, respondidas pelas professoras participantes das oficinas de dança. Os dados sinalizam que as oficinas contribuíram para a construção de um novo olhar para o corpo diferente e para a dança que esses corpos realizam e que esta prática pode ser compreendida como capaz de nos sensibilizar para a beleza de todos os corpos, nas suas singularidades e potencialidades.
Palavras-chave: Extensão universitária; Dança; Pessoa com Deficiência.


CONTRADANÇA: MOVEMENT, BODY-DANCE AND DIFFERENCE IN SCENE
Abstract: This paper presents results of interventions from the extension project Contradança of the Universidade Comunitária da Região de Chapecó – Unochapecó/SC, which aimed, in 2011, to promote with teachers of special education and state public education, spaces of experiences and discussions about the dance, reflecting its contributing in the process of human formation and knowledge of the diversity. The study was developed from the assumptions of action research (Thiollent, 2007). The actions occurred in the period from May to October 2011, involving five institutions, three in teaching specialized in working with people with disabilities and two public schools. The analysis presented here follows the analysis of the questionnaire with open questions answered by the teachers participating in the dance workshops. The data indicate that the workshops contributed to the construction of a new look at the different body and the dance that carry these bodies and that this practice can be understood as able to sensitize us to the beauty of all bodies, in their uniqueness and potential.
Keywords: University extension; Dance; People with Disabilities.

CONTRADANÇA: EL MOVIMIENTO, EL CUERPO-DANZA Y LA DIFERENCIA EN ESCENA
Resumen: Este texto presenta los resultados de las intervenciones del proyecto Contradanza de la Universidad Comunitaria de la Región de Chapecó - Unochapecó/SC, que tuve por objetivo, en 2011, proporcionar espacios, experiencias y promover debates acerca de la danza, reflejando acerca de su contribución en el proceso de formación humana y (re) conocimiento de la diversidad, juntamente con los maestros de las escuelas de educación especial y de las escuelas publicas. El estudio fue desarrollado a partir de los supuestos de la investigación-acción (THIOLLENT, 2007). Las acciones ocurrirán en el período de mayo a octubre de 2011, envolviendo la participación de cinco instituciones, tres escuelas de educación especializada en trabajar con personas con discapacidad y dos escuelas de la red publica de educación. El estudio presentado aquí sigue el análisis del cuestionario con preguntas abiertas respondidas por los profesores que participan en los talleres de danza. Los datos indican que los talleres contribuyeron a la construcción de una nueva mirada sobre el cuerpo diferente y la danza que realizan estos cuerpos y también han demostrado que esta práctica puede ser entendida como capaz de sensibilizar a la belleza de todos los cuerpos, en su singularidad y potencial.
Palabras clave: educación continua, danza, las personas con discapacidad.

Palavras-chave


Extensão universitária; dança; pessoas com deficiência

Texto completo: anais