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PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: ENTRE A PERCEPÇÃO E A PRESENÇA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NAS ATIVIDADES DE ACADEMIA
Débora Camila Radaelli, Neusa Dendena Kleinubing, Vanessa Marocco

Última alteração: 2012-08-03

Resumo


A presente investigação teve por objetivo analisar as percepções de professores de Educação Física em relação à presença da pessoa com deficiência nas atividades de academia. O delineamento desta pesquisa é de natureza qualitativa e se desenvolveu através da forma descritiva exploratória. A amostra foi composta por sete professores atuantes nas Academias de Ginástica da cidade de Chapecó-SC, que trabalham com pessoas com deficiências. Para a coleta dos dados foram utilizadas as entrevistas semiestruturadas. Analisando os dados obtidos a partir das entrevistas, evidenciou-se que o percurso de formação dos professores mostra uma transição que se movimenta através da formação inicial para que se possa pensar em pessoas frequentando espaços como as Academias de Ginástica. As falas dos professores demonstraram possibilidades e dificuldades, talvez, com grande ênfase nesta última. Poucos argumentos lembraram que as possibilidades são o que mostram a potência dos sujeitos, percebemos que estas possibilidades foram interpretadas pelos professores como sendo apenas resultados de sessões de treinamento. Esperamos contribuir para o conhecimento dos professores de Educação Física e para que estes possam olhar para as pessoas com deficiências com possibilidades de intervenção, além das dificuldades.

Palavras-chave


Inclusão; Academias de Ginástica; Percepções de professores

Texto completo: anais