Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, VI Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
A CORPOREIDADE DE ALUNAS SURDAS: REFLEXÕES SOBRE SUAS POSSIBILIDADES
Carla dos Reis Rezer, Jaqueline Reni Loss de Mesquita

Última alteração: 2012-08-15

Resumo


Este estudo buscou analisar como se manifesta a corporeidade do aluno surdo nas aulas de educação física. Também procurou-se identificar como se estabelece a relação corporal entre os sujeitos surdos e os ouvintes e compreender como é explorada a corporeidade dos destes sujeitos nas aulas de Educação Física. A amostra foi selecionada de forma intencional, devido à necessidade das características de surdez, sendo composta por quatro alunas surdas com idade entre 17 e 20 anos, do gênero feminino e os alunos ouvintes das respectivas turmas. A pesquisa foi desenvolvida através do Grupo Focal, com a possibilidade de qualificar e descrever as opiniões sobre corpo. As considerações finais trazem elementos para uma reflexão sobre a corporeidade dos sujeitos surdos, que se afastam de determinados contextos, deixando de experienciar possibilidades infinitas de movimento corporal. No entanto, observa-se a importância das experiências e trocas desses sujeitos com os contextos onde está inserido, de forma a auxiliar na elaboração da sua corporeidade .

Palavras-chave


Educação Física.Corporeidade.Surdez

Texto completo: anais