Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, VI Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
GRUPO FOCAL: CONTEXTOS, CONCEITOS E DESAFIOS PARA A PESQUISA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Edilene Cunha Sinott, Roberta Azambuja Santos dos Santos, Rosane Ferreira Veiga, Mariângela da Rosa Afonso

Última alteração: 2012-08-05

Resumo


A abordagem qualitativa possibilita aos pesquisadores trabalhar com subjetividade análises do cotidiano, priorizando o trato do rigor científico na interpretação dos dados, de forma que os colaboradores do estudo transformem-se em protagonistas dos processos metodológicos. Vários são os métodos de coleta de informações nas pesquisas de cunho qualitativo. Dentre estes, há o Grupo Focal, que é uma técnica de coleta de dados rápida, de baixo custo e grande riqueza, pois permite conhecer atitudes, opiniões, percepções e comportamentos acerca de determinado assunto. Pesquisas realizadas pelo Grupo de Pesquisa em Educação Física e Educação, vinculadas ao PPG – ESEF - UFPel, têm priorizado o desenvolvimento e aprofundamento do enfoque metodológico da pesquisa qualitativa e a realização de estudos dessa natureza. Neste sentido, a fim de qualificar e aprofundar as discussões teórico metodológicas foi oportunizada a vivência desta técnica no espaço de sala de aula num curso “stricto senso” em Educação Física, no contexto de ensino-aprendizagem na disciplina de Metodologia da Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais. Os resultados sinalizaram que essa abordagem permite aproximação entre participantes, viabilidade de coleta dados, como também instrumento para melhorar as relações interpessoais, uma vez que lida com o pensar, o sentir e o agir dos envolvidos.

Palavras-chave


Grupo Focal;Educação Física;Pesquisa Qualitativa

Texto completo: anais