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A DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO PROJETO SOCIAL DA MODERNIDADE LÍQUIDA
Daniel Bardini Dürks, Sidinei Pithan da Silva

Última alteração: 2012-08-05

Resumo


O objetivo dessa pesquisa é compreender os condicionantes epistemológicos, sociais e políticos implicados na docência em Educação Física (EF) Escolar no projeto social da modernidade líquida. O estudo realizou-se a partir de entrevista semi-estruturada com dois docentes com formação inicial desenvolvidas em períodos históricos diferentes. Na análise das entrevistas dos docentes, constatou-se um cenário em que os escolares, segundo eles, manifestam comportamentos próprios da fase líquida da modernidade, isto é, vinculados a uma cultura de consumo, marcada pelos interesses individuais e pelo crescente interesse tecnológico. Dessa forma, percebe-se nos docentes o sentimento de incerteza no sentido de como agir pedagogicamente no novo contexto social e a dificuldade em contextualizar as inovações epistemológicas emergentes no campo da EF.

Palavras-chave


Educação Física; Docência; Modernidade líquida.

Texto completo: anais