Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, VI Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
MENINOS BRINCANDO COM A BONECA: A DESCONTRUÇÃO DO BRINCAR
Ileana Wenetz

Última alteração: 2012-08-06

Resumo


A partir dos Estudos Culturais e de Gênero, neste artigo, tenho o objetivo de problematizar como as crianças atribuem e compreendem sentidos diferentes ao corpo, ao gênero e à sexualidade nas suas brincadeiras. Utilizarei como metodologia os grupos focais com crianças da quarta série de uma escola pública de Porto Alegre/RS. No contexto dos grupos focais, uma brincadeira se destacou como alvo de polemicas de discussão pelas crianças: o brincar de boneca. Nesse artigo, trarei alguns dos sentidos atribuídos tanto ao brinquedo quanto ao brincar de boneca e como meninos também brincam de bonecas. Na analise é possível mapear como a escola produz uma legitimação de uma única identidade de meninos e de meninas: a heterossexual.

Palavras-chave


Gênero; Brincadeira; Boneca.

Texto completo: anais