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FUTEBOL E MÍDIA: ANÁLISES DE DISCURSOS PUBLICITÁRIOS VEICULADOS DURANTE A REALIZAÇÃO DA COPA DO MUNDO/2010 NA ÁFRICA DO SUL
Última alteração: 2012-08-13
Resumo
De posse de instrumentos teórico-conceituais da Análise do Discurso, de orientação francesa, e da Semiótica, para os estudos de imagens, analisamos quatro peças publicitárias, veiculadas pela televisão durante a Copa do Mundo de Futebol/2010, na África do Sul. Partindo desse material publicitário, identificamos estratégias discursivas empregadas nos planos verbal e visual, destacando aspectos culturais e ideológicos sustentadores de tais discursos. Assim, verificamos a predominância de discursos que se inserem no campo do reforço da nacionalidade brasileira, logo, da demonstração de uma suposta superioridade da SBF sobre as demais participantes. Simultaneamente, o conjunto publicitário sugeriu também a superioridade política e econômica do País. Contribuíram para esse reforço, os discursos que contemplam as políticas de inclusões sociais, raciais e de pessoas com necessidades especiais, pelo viés do esporte/futebol. Demonstramos, assim, que tais campanhas publicitárias estiveram em sintonia com interesses do governo brasileiro, bem como contribuíram para a manutenção do sistema em vigência.
Palavras-chave
Futebol; Publicidade; Copa do Mundo; Análise de Discursos.
Texto completo:
anais