Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, VI Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
DO DEF QUE TEMOS AO DEF QUE QUEREMOS: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA SOBRE OS ESPAÇOS DE CONVIVÊNCIA DE SEU DEPARTAMENTO
Luize Moro, Gisele Dall'Agnol Musse, Priscila Cristine Nalepa

Última alteração: 2012-08-11

Resumo


O presente estudo teve por objetivo verificar a percepção de alunos do curso de Educação Física quanto aos espaços de convivência do Departamento de Educação Física da UFPR. Participaram dessa pesquisa trinta e sete alunos, que opinaram sobre os seguintes espaços de convivência: quadras do ginásio, vestiários e banheiros, corredores, Centro Acadêmico de Educação Física, cantina e área externa. Os resultados revelam uma percepção negativa dos alunos com relação aos espaços analisados, pois, na opinião deles, estes são em pouca quantidade, desagradáveis, mal iluminados, desconfortáveis e possuem poucos atrativos, o que dificulta sua apropriação. No entanto, percebeu-se que apesar dessa percepção, os alunos utilizam desses espaços durante o tempo livre e possuem sentimento de pertencimento em relação ao DEF. Identificou-se então, a importância de serem supridas as necessidades básicas do departamento, bem como a resignificação dos espaços de convivência através da revitalização do departamento, visando estimular o sentimento de pertencimento e motivar à apropriação desses espaços pelos alunos.

Palavras-chave


Percepção – Resignificação - Apropriação

Texto completo: anais