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A COMPREENSÃO DO FUNDAMENTO PASSE PELOS ALUNOS CONCLUINTES DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE COM BASE NA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL
Vidalcir Ortigara, Milaine Euzebio Da Rosa

Última alteração: 2012-08-06

Resumo


A necessidade de aprofundar o debate em torno dos conceitos básicos presentes no processo de ensino e aprendizagem em educação física escolar nos motivou a analisar o conceito de passe com base na teoria Histórico-Cultural, especificamente nos textos de Leontiev (1978) e Lukács (1981). A investigação empírica incluiu alunos concluintes do Ensino Fundamental. O objetivo foi analisar a compreensão dos sujeitos. Tal análise foi realizada com base na Teoria Histórico-Cultural. Concebemos o passe como uma ação da atividade de esporte composta por operações de lançamento, deslocamento do instrumento e recepção. Diferentemente de alguns altores brasileiros que desconsideram a recepção como uma operação do passe, caracterizam a mesma como uma ação, isto é, dicotomizam o passe e recepção. Essa compreensão de passe está internalizada nos alunos pesquisados. Para os mesmos, tudo pode ser passe: há passe errado, recepção do passe da equipe adversária, entre outros. Além disso, as respostas dos alunos trazem evidências de que eles se apropriaram de ações e operações somente no nível empírico.

Palavras-chave


educação física; passe; histórico-cultual

Texto completo: anais