Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, VI Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO INÍCIO DA DOCÊNCIA: DEBATES A PARTIR DA SOCIALIZAÇÃO DOCENTE NA PRÁTICA EDUCATIVA
Victor Julierme Santos da Conceição

Última alteração: 2012-08-11

Resumo


O objetivo deste trabalho foi identificar as dificuldades encontradas pelos professores de Educação Física no início da carreira docente e compreender o processo de socialização na prática educativa destes docentes nos anos iniciais de carreira. Participaram deste estudo 31 professores, egressos do curso de Educação Física, caracterizados como docentes na fase de entrada na carreira. Os dados foram recolhidos através de questionário, contendo perguntas aberta e fechadas. As considerações transitórias percorrem o campo dos problemas que os docentes encontram em seu início de carreira. Percebemos que todos os professores, ao se inserirem na escola, confrontam a sua realidade com a realidade escolar, ocorrendo assim o choque cultural. Quanto a socialização docente, percebemos que os professores iniciantes cada vez mais procuram uma prática individualizada. Fato que aumenta seus medos e receios no início da carreira, pois nessa fase o mesmo se sente isolado, e ao buscar informações procuram meios que o distanciam de seus colegas de profissão e cada vez mais da universidade.

Palavras-chave


Formação de professores; Início da docência; Socialização docente

Texto completo: anais