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O CONTEÚDO DE LUTAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Luciana Vitoria da Silva

Última alteração: 2012-08-06

Resumo


Resumo: O conteúdo de Lutas, assim como os jogos, os esportes, as ginásticas e as danças, faz parte dos cinco elementos da cultura corporal que foi historicamente produzida. No entanto, observamos uma grande negligência por parte dos professores de Educação Física escolar em relação ao trato com este conteúdo. O preconceito construído pelo senso comum de que esta é uma prática naturalmente violenta e a crença de que para abordar o conteúdo Lutas é necessário experiência com alguma luta formal são os principais motivos para a não utilização desse conteúdo. Assim, o presente artigo faz uma análise qualitativa de duas intervenções em Estágio Supervisionados do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande, nos quais utilizei este conteúdo. Os resultados foram positivos, o que aponta que o professor de Educação Física não precisa ter vivência com lutas formais e que as Lutas não são um conteúdo, a priori, violento.

Palavras-chave


Lutas; violência; escola; experiência;

Texto completo: anais