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A TEORIA E A PRÁTICA AVALIATIVA NA EDUCAÇÃO FÍSICA DO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UFAC
Maria do Socorro Craveiro de Albuquerque

Última alteração: 2017-05-28

Resumo


Introdução: Por meio da avaliação é possível modificar e aperfeiçoar critérios utilizados, visando o alcance dos objetivos educacionais. A contextualização da avaliação é fruto, segundo Selbach (2010, p. 37), das seguintes questões as quais o professor deve dedicar uma ampla reflexão: "O que ensinei ao aluno? Por que eles devem aprender esses conteúdos? Qual a relevância desses conhecimentos para mim, para o aluno e para a sociedade? O que o aluno precisa fazer para demonstrar o que aprendeu? Por que e para que ele precisa demonstrar? O que ele precisa ainda aprender tendo em vista o que ele já sabe? O que mais eu preciso ensinar? De que maneira eu posso melhorara esse ensino”? Objetivo: Investigar e identificar os processos avaliativos das professoras de Educação Física Escolar do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Acre -CAP. Método: Pesquisa quanti-qualitativa. Partiu-se para campo através de questionários onde o trabalho de campo foi realizado com as duas professoras de Educação Física do CAP, que responderam perguntas relacionadas à avaliação, e às informações pessoais quanto à sua formação acadêmica e o tempo de exercício da função enquanto profissional de educação física. Os estudantes responderam questões sobre a sua visão sobre os instrumentos de avaliação utilizados por suas professoras. Tais medidas foram necessárias para o cruzamento das informações com o intuito de se obter uma melhor compreensão das situações do cotidiano escolar, além de proporcionar dados estatísticos que pudessem comprovar as hipóteses levantadas durante a construção do projeto de pesquisa, levando-nos então, a entender a prática da avaliação no processo educacional. Resultados: A análise dos dados coletados partiu do diagnóstico de cinco (05) perguntas para as professoras e sete (07) perguntas para os alunos, na disciplina de Educação Física. Os alunos selecionados cursavam do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Dentre os instrumentos utilizados pelas professoras contam a avaliação prática, a avaliação teórica, a auto-avaliação e a observação, pesquisas, seminários, apresentações, discussões coletivas. Quando questionados sobre o que é avaliado as professoras responderam que: o domínio do conteúdo aplicado, execução motora específica, a participação, a motivação no decorrer da aula, o desempenho das atividades teóricas e práticas. Conclusão: No CAP, as professoras demonstraram uma superação do tradicional, aliando outras ferramentas ao processo avaliativo, à exemplo da observação e auto-avaliação. Além disso, avaliaram o domínio do conteúdo aplicado, execução motora específica, a participação, a motivação no decorrer das aulas e o desempenho das atividades teóricas e práticas. Por parte dos alunos, observou-se preferência dos mesmos instrumentos avaliativos dos quais já estavam acostumados de serem avaliados. Esta mudança atribui-se ao fato destes estarem mais familiarizados com os instrumentos e sentirem-se seguros em relação à utilização os mesmos.
Palavras-chave: Educação Física. Colégio de Aplicação. Avaliação.
Agradecimentos/financiamento: Ministério da Educação (Programa de Educação Tutorial).

Palavras-chave


Educação Física. Colégio de Aplicação. Avaliação.