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FOLGUEDO PASTORINHAS DO SEGUNDO DISTRITO
Maria do Socorro Craveiro de Albuquerque

Última alteração: 2017-05-29

Resumo


Introdução: Todas as manifestações corporais humanas são geradas em uma dinâmica cultural, manifestando-se e atribuindo significados próprios no contexto de grupos específicos (GRANDO, 2007). Assim, buscamos com esta pesquisa legitimar ‘saberes e fazeres’ locais, no qual ganham todas as pessoas desse lugar, e consequentemente sobre o conhecimentos sobre o gênero humano em sua diversidade. Nesse sentido indagamos: Qual o processo de criação, manutenção e divulgação do grupo das Pastorinhas do 2º Distrito de RB/AC? Objetivo: Identificar o processo de criação, manutenção do grupo das pastorinhas do 2º Distrito de Rio Branco Ac. Método: Utilizamos a metodologia de pesquisa direta, tendo como instrumento, a entrevista aberta. Entrevistamos a responsável pela criação do grupo – a professora Gurajarina Margarido – buscando informações sobre: o processo de criação do grupo e suas formas de manutenção e divulgação. Após a gravação da entrevista, fizemos a transcrição e conferência em caderno de registro. Em seguida retornamos para conferir as informações com a entrevistada, de modo a se fazer as correções, alterações no texto (acréscimos e/ou supressões) para a edição final. Resultados: o grupo As pastorinhas, criado na cidade de Rio Branco/AC, no bairro Segundo Distrito na capital acreana, foi pensado no sentido de resgatar e difundir o folclore, valorizando a cultura nordestina, tão presente na história acreana. A criação deste grupo oportunizou a crianças e adolescentes participarem das encenações organizadas pela fundadora e coordenadora deste Pastoril, trazendo à público este elemento formador de nossa cultura em apresentações alegres, e de rico valor social. Embora o grupo não tenha patrocínio permanente, pois, mantêm o grupo com apoio de projetos pela Lei de Incentivo à Cultura (FGB/FEM), isso não impede a realização dos ensaios semanais de forma constante e compromissada. As crianças que participam do grupo – embora tendo a adversidade financeira como obstáculo – não desistem dos ensaios onde aprendem com sua agente cultural, a professora Guajarina, os princípios morais e éticos socialmente aceitos. Desse modo, as crianças aprendem que é necessário obedecer às regras de convívio e ter bom desempenho na escola para continuar fazendo parte do grupo. Por outro lado, a dança age de diversos modos para o fortalecimento cultural e desenvolvimento dos brincantes em favor da promoção da justiça e igualdade, porque uma vez engajados nestas atividades também há possibilidade de ampliar o universo dos participantes, permitindo ampliar os conhecimentos do seu grupo social. Conclusão: O pastoril do 2º. Distrito de Rio Branco cumpre importante função social ao manter o elo sagrado com os folguedos de nossos ancestrais nordestinos, sendo um canal por onde nos alimentamos de entusiasmo e da certeza de que este grupo de folguedo está cumprindo o seu papel para (a)firmar nossa identidade cultural.

Palavras-chave


Folguedo. Pastoril do Segundo Distrito. Cultura.

Referências


GRANDO, B. S. (Org.). Corpo, Educação e Cultura. Cáceres, MT: UNEMAT, 2007.