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ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II: DOCÊNCIA EM CONSTRUÇÃO
JEANE DE CASTRO ARAÚJO, MARIANNA SANTOS GONÇALVES FERREIRA, Mônica Pereira Raulino, Adriane Corrêa da Silva, Eliane Elicker

Última alteração: 2017-05-30

Resumo


Introdução: O estágio curricular supervisionado II tem como principal característica oportunizar experiências do meio docente ao aluno, através de práticas que possibilitem o seu desenvolvimento crítico, autônomo e criativo. A situação do estágio, no âmbito da licenciatura ou curso de formação de professores da educação básica, tem sido caracterizada por uma orientação a partir da realidade discursiva oferecida pela universidade ao futuro-professor e de uma realidade prática, ancorada pela escola na qual predomina uma formação pela experiência por parte do professor-colaborador (GARCÍA, 1999). O processo de estágio caracteriza-se pelo aprimoramento das práticas de ensino através de abordagens metodológicas plausíveis para construção do conhecimento e consequente aplicação na realidade local da instituição de ensino. Assim, torna-se necessário para complementar a formação do profissional, relacionando a teoria com a prática e solidificando o corpus de conhecimento (SERIKAWA, 2015). Objetivo: O objetivo do trabalho é relatar a experiência do estágio II em educação física em uma escola particular. Método: É um relato de experiência feito a partir de observações, participações e diário de campo das aulas de educação física no ensino fundamental II em turmas de oitavos e nonos anos. O trabalho foi desenvolvido em grupo, onde cada um era responsável por alguma função no decorrer das aulas. Todas as atividades desenvolvidas estiveram sob supervisão do professor da turma. Trabalhamos principalmente com os temas: basquete, handebol, vôlei e jogos recreativos. As atividades eram desenvolvidas na perspectiva inclusiva, onde buscamos estar inserindo todos os alunos no contexto do que era proposto. As aulas eram mistas e buscamos sempre estar incentivando os alunos a participar ativamente do que era proposto. Além das aulas convencionais sobre esportes, desenvolvemos uma gincana ao final do estágio como forma de socializar as turmas e como despedida dos nossos trabalhos na escola. Resultados: O estágio possibilitou fazer uma ligação entre tudo o que aprendemos, estudando e vivenciando na Universidade com a realidade e a dinâmica do âmbito escolar, oferecendo-nos a oportunidade de refletir sobre os conhecimentos teóricos adquiridos de forma isolada e articulá-los com o objetivo de promover novos conhecimentos aos alunos, em especial nas aulas práticas desenvolvidas em quadra. Conclusão: O estágio é um componente curricular indispensável na construção da carreira docente, uma vez que a partir das vivências que se constrói o profissionalismo necessário para as ações no meio escolar. A partir da observação, participação e ministração de aulas pudemos compreender de que forma realmente funciona as atividades cabíveis a área de educação física, onde por vezes nos deparamos com imprevistos e tivemos que nos desdobrar e solucionar de maneira positiva. Tais ações nos mostram a importância e a capacidade de lidar com a adversidade no meio escolar e que as práticas previstas no currículo de educação física podem ser eficazes desde que seja aplicada com responsabilidade e profissionalismo.

Palavras-chave


Estágio Curricular. Educação Física. Docente

Referências


PERELLÓ, J. S. Pedagogia do estágio. Belo Horizonte, Editora PUC; Minas Gerais: CIEE/MG, 1998
SERIKAWA, Rozânia Ferreira. Relatório de estágio supervisionado: experiências no contexto escolar. 2015.