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GINÁSTICA LOCALIZADA VISANDO A SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA
Gabriela Barbosa Chaves, Alesandro José Freitas Pereira.

Última alteração: 2017-05-28

Resumo


Introdução:As doenças crônicas cardíacas são as principais causas de morte no mundo confirmado pelos dados da (OMS, 2011). Em Rio Branco, 23% da população apresenta diagnóstico de hipertensão arterial (SOUZA, 2017). Diante desses dados, é de suma relevância o Projeto Boa Forma que teve como objetivo prevenir doenças e otimizar o condicionamento físico dos alunos e frequentadores da Academia, melhorando o tônus muscular e aumentando a força das regiões abdominais e glúteas, por meio dos exercícios de ginástica localizada. O projeto tem um diferencial, porque é organizado em aulas práticas de curto período, tornando possível a participação de alunos que só tem apenas um horário para fazer atividade física. Objetivo: O presente resumo objetiva relatar a experiência desenvolvida no Projeto Boa Forma, por meio do Departamento Físico Esportivo – DFE de uma academia de Rio Branco/AC, que tem a finalidade de melhorar o tônus muscular, aumentar a força e otimizar o condicionamento físico nas regiões abdominais e glúteas, prevenindo doenças crônicas degenerativas. Método: Este resumo tem caráter descritivo, contudo, o projeto trata-se de uma pesquisa-ação, onde através do método indutivo foi identificado por meio de avaliações-físicas e fichas de anamnese que a maioria dos alunos do sexo masculino e feminino já possui ou tem predisposição a adquirir uma doença. Por esta razão, foram realizadas aulas de ginástica localizada com duração de 20 à 35 minutos, iniciando às 16:00 horas de segunda à sexta. A prática foi realizada na sala de ginástica ou na academia, sendo o público alvo os frequentadores da Academia. Foi aplicada a técnica “Prioritário” que tem como objetivo um grupo muscular colocando durante as aulas vários exercícios que enfatizem de maneira alternada o abdômen e glúteo. Os exercícios foram diferenciados de acordo com o dia, podendo ser em decúbito dorsal, ventral ou em pé. Também foram efetuados exercícios isométricos, em séries, circuito ou tradicional. Resultados: As aulas do projeto motivaram a frequência regular nos treinos dos participantes, incitando a curiosidade dos outros frequentadores. Além disso, alguns alunos relataram diminuição de dores na lombar e inchaço. Durante o processo, não foi mais possível realizar a aula na academia devido à grande quantidade de participantes e pouco espaço entre os aparelhos, deste modo passou-se a utilizar apenas a sala de ginástica, com isso alguns deixaram de participar, porém, todos os dias chegavam alunos novos. E após o término do projeto, muitas pessoas pediram que as aulas continuassem, por esta razão em breve será iniciado um novo projeto com maior duração. Conclusão: Conclui-se que foi uma experiência construtiva e gratificante, embora considera-se que há muito a ser conhecido e realizado na área. Esta vivência impulsiona outros professores a progredirem neste assunto, enfrentando novos desafios como atividades para a saúde dos servidores. Constatou-se também que a Ginástica Localizada quando praticada da maneira correta pode prevenir doenças.

Palavras-chave


Ginástica Localizada. Condicionamento físico. Doenças.