Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, VI CONCENO | II SEMINÁRIO INTERNO DO PIBID ED. FÍSICA/UFAC | I SEMINÁRIO CBCE-AC | I SEMINÁRIO REDE CEDES-AC/UFAC

Tamanho da fonte: 
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II: SUA RELEVÂNCIA PARA A FORMAÇÃO COMO DOCENTE
Mônica Pereira Raulino, Jeane de Castro Araújo, Eliane Elicker, Adriane Corrêa da Silva

Última alteração: 2017-05-31

Resumo


Introdução: O presente estudo surgiu através das práticas realizadas no decorrer da disciplina de Estágio Curricular Supervisionado II, no qual os acadêmicos do 6º período do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Acre (UFAC) tiveram a oportunidade de vivenciar na pratica a realidade da Educação física na escola. Objetivo: Relatar as experiências vivenciadas pelos acadêmicos durante a pratica do Estagio Supervisionado II, realizado em uma escola particular na Cidade de Rio Branco/AC. Método: Trata-se de um relato das experiências adquiridas no decorrer do estágio curricular supervisionado II, realizado através de observação, participação e regência de aulas de Educação Física para alunos das turmas de 6º,7º,8º e 9º ano, no período do mês de novembro de 2016 à abril de 2017. Resultados: Nas práticas realizadas no decorrer do Estágio, os acadêmicos com a supervisão do Professor de Educação Física da escola, tiveram a oportunidade de desenvolver práticas como Handebol, Basquetebol, Atletismo, Jogos e Circuitos Motores, que proporcionassem aos alunos um maior repertório de práticas e movimentos que desenvolvessem suas habilidades físicas e cognitivas, além de estimular a interação entre os mesmos. Proporcionou-se desenvolver as atividades de formas adaptadas, possibilitando a participação de todos os alunosO estágio curricular supervisionado proporcionou vastas experiências da pratica e possibilitou fazer diversas reflexões sobre sua real importância, nos fazendo analisar a fundamental necessidade e relevância das aulas de educação física em qualquer nível de ensino. E essa disciplina tem um papel essencial para a formação da criança como um indivíduo crítico e reflexivo. É nas aulas de educação física que os alunos desenvolvem habilidades fundamentais, como a coordenação motora, consciência corporal, lateralidade, noções de espaço, equilíbrio, agilidade, além de estimular a inclusão, socialização/interação e cooperação umas com as outras. Conclusão: O estágio curricular supervisionado II é um dos instrumentos de base para a formação acadêmica, nos proporcionando um melhor preparo para atuar profissionalmente, possibilitando desenvolver ideias, opiniões e reflexões sobre a pratica docente.

Palavras-chave


Estagio Curricular Supervisionado II; Educação Física; Ensino Fundamental II; Desenvolvimento da Criança.

Referências


DO ACRE, Governo de Estado. Série Cadernos de Orientação Curricular. Nacionais, Parâmetros Curriculares. "Secretaria de Educação Fundamental." Brasília: MEC/SEF 1998 (1997): 2000.
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e Docência. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2004.