Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, VI CONCENO | II SEMINÁRIO INTERNO DO PIBID ED. FÍSICA/UFAC | I SEMINÁRIO CBCE-AC | I SEMINÁRIO REDE CEDES-AC/UFAC

Tamanho da fonte: 
PRÁTICAS ALTERNATIVAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: CONTENDO A EVASÃO.
PAULA GADELHA RODRIGUES

Última alteração: 2017-05-29

Resumo


Introdução: Este estudo surgiu através das atividades desenvolvidas pelos bolsistas do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência/CAPES) do Curso de Educação Física da Universidade Federal do Acre, em uma escola estadual, com os alunos do 8º ano do ensino fundamental II. Inicialmente os bolsistas realizaram uma investigação na escola onde desenvolveram as atividades do programa, e foram observadas as aulas da supervisora (professora da escola) e analisado o plano de curso da mesma. Durante a observação percebeu-se a grande evasão e falta de interesse dos alunos pelas aulas e um plano de curso limitado aos esportes. Objetivo: Pesquisar a utilização de práticas alternativas nas aulas de Educação Física para minimizar a evasão. Método: O trabalho consiste em um relato de experiência, sendo a pesquisa do tipo qualitativa quanto a sua abordagem, e pesquisa participante quanto aos procedimentos. Tendo como material de análise registros fotográficos, diário de campo e plano de curso da supervisora. As práticas desenvolvidas consistiram em um repertório de atividades da cultura corporal vivenciadas pela comunidade local. Resultados: Obteve-se enquanto resultado, uma participação significativa dos alunos nas aulas de Educação Física, diminuindo a evasão, estes teriam parado de frequentar as práticas da disciplina pela falta de alternativas, por encontrarem na escola uma educação física totalmente esportista, com aulas monótonas e repetitivas. Desta forma foi encontrado um interesse singular por parte dos estudantes em atividades que estes já praticavam na comunidade, e assim foi oportunizado esse repertório cultural, motivando os alunos. Conclusão: Conclui-se que a diversificação de conteúdo nos planos de aulas pode abranger um grande número de alunos, todavia, este quantitativo está ligado à qualidade de ensino, pois com práticas alternativas (repertório da cultura corporal) podemos tornar as aulas mais atrativas, minimizando a evasão nas aulas de educação fÍsica.

Palavras-chave


Práticas alternativas. Educação física. Evasão.