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DIDÁTICA: CONSIDERAÇÃOS À RESPEITO DO PLANEJAMENTO
Eliseu Lima dos Santos, Adriane Corrêa da Silva, Eliane Elicker

Última alteração: 2017-05-29

Resumo


Resumo

Introdução: Ao longo da nossa trajetória, quando planejamos uma aula prática, percebemos que temos que estar preparados para todas as adversidades possíveis, alunos que não querem participar, mudanças climáticas, falta de material, entre outras. Por isso precisamos de estratégias adequadas para que os objetivos sejam atingidos, ao percebermos que a aula está se direcionando para algo fora do planejamento. Objetivo: relatar a experiência vivenciada na execução de uma aula de educação física para o ensino infantil. Método: Trata-se de um relato de experiência, sendo assim uma pesquisa qualitativa, onde fomos aplicar uma aula referente à disciplina Prática de Ensino da Educação Física Escolar I, para duas turmas do ensino infantil na escola Maria Olívia Sá de Mesquita sendo essas as turma 106 e 107 e cada turma possuía a quantidade de 23 alunos sendo assim 46 alunos ao todo, sendo essa escola da rede pública de ensino da cidade de Rio Branco/AC, onde nosso planejamento foi elaborado de forma que seria uma aula para cada turma, mas no desenvolver da aula cerca de 30 alunos participaram, sendo que alunos de faixa etária diferentes e todas as turmas juntas. Resultados: Quando fomos para essa escola de ensino infantil, tivemos a oportunidade de saber se nossa aula seria desenvolvida de acordo com o planejamento. Logo vimos que não seria de acordo estava em no plano de aula, tendo em vista que foi uma manhã chuvosa e observamos que teríamos poucos alunos, em torno de 3 a 6, em virtude da chuva. Com tentativa de solucionar o problema a diretora sugeriu colocar todas as turmas, sendo essa escola de 5 turmas na mesma aula, para que houvesse uma quantidade maior de alunos e a aula se tornasse mais dinâmica. Aceitamos a sugestão, no entanto algumas dificuldades foram se apresentando pois houve a necessidade de adequar as atividades ao número de alunos e o tempo necessário em cada uma delas, desta forma o planejamento realizado previamente teve que ser alterado. E acabamos por aplicar a aula para cerca de 30 alunos com a faixa etária deferentes entre si, mas no desenvolvimento das brincadeiras adequamos para que todos entendessem para participassem e se divertissem. Ao final das brincadeiras percebemos que as crianças se divertiram e todos participaram e até aqueles mais novos em relação aos outros antes relutantes, tiveram uma participação como a dos outros mais velhos. Conclusão: Para que tenhamos uma prática como planejamos é preciso que levemos em consideração as variáveis, como por exemplo, o contexto da turma, sendo que cada comunidade tem uma realidade diferente das outras, e que o planejamento deve ser realizado de forma que seja flexível para que no momento que surgir situações diferentes, poderemos nos adequar conforme a demanda da turma.

Palavras-chave: Didática. Planejamento. Prática.

Palavras-chave


Didática. Planejamento. Prática.