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O RUGBY COMO METODOLOGIA DE INICIAÇÃO ESPORTIVA NA ESCOLA
Wilson Nonato Rabelo Neto, Rafaela Ester Galisteu da Silva

Última alteração: 2017-05-29

Resumo


Introdução: O esporte coletivo tem sido utilizado para as mais diversas funções e atividades, seja em busca de performance, saúde, qualidade de vida, o esporte também é utilizado na formação de valores como respeito, disciplina, cooperação, sociabilidade entre outros. Considerando o esporte como fenômeno sociocultural de diversas utilidades, utilizaremos o rugby para demonstrar alguns processos de iniciação esportiva e como o rugby pode ser utilizado no caráter formativo de crianças e adolescente. Objetivo: O presente trabalho visa explicar a modalidade esportiva rugby que é pouco conhecida no Brasil e demonstrar seu potencial como instrumento pedagógico nas aulas de educação física. Método: Este estudo foi desenvolvido através de revisão bibliográfica narrativa, tendo como referência a inclusão do rugby como iniciação esportiva nas escolas. Foi utilizado para busca dos artigos as bases de dados: Bireme e Scielo, considerando os últimos 10 anos, além de livros e sites específicos da área. As palavras chaves utilizadas foram: Rugby, rugby escolar, touch rugby. Foram selecionados todos aqueles que forneceram dados de pesquisas nacionais e internacionais relacionadas com os critérios de inclusão de acordo com os objetivos do estudo. Resultados O Rugby pode ser um ótimo instrumento pedagógico na Escola, auxiliando na formação do caráter através de seus valores e proporcionando a inclusão de crianças com características físicas diferentes e habilidades diferentes em um mesmo jogo. No Brasil é difícil encontrar literaturas que abordem formas de praticar o esporte na escola, e os métodos utilizados mostram outra realidade onde os alunos já tiveram contato com o esporte. Um trabalho realizado por Abreu e Santos (2011), verificou que a principal dificuldade era manusear a bola oval, sendo necessário realizar exercícios de coordenação motora para os alunos se adaptarem com o tamanho, peso, formato da bola e como ela deveria ser passada. Depois da adaptação com a bola os alunos praticaram um jogo de iniciação ao esporte, chamado “Touch”, o jogo possui os fundamentos básicos do Rugby, a corrida com a bola, o passe, a finta e o try. Através deste trabalho foi observado que todos os estudantes participaram ativamente das aulas enriquecendo a relação educador-educando, de maneira que os alunos passaram a aceitar as diferentes formas de abordagem. Conclusão: Diante do que foi exposto observamos que o rugby é um excelente instrumento pedagógico para ser trabalhado nas escolas, possibilita que todos os estudantes participem das atividades independentemente do tipo físico dos alunos. Apesar das escolas não possuírem materiais e campo adequado, pode-se utilizar a modalidade “touch rugby” nas quadras, modalidade com menos contato mas que serve de iniciação ao esporte, ensinando os fundamentos do jogo e seus valores mais importantes o respeito e a disciplina.

Palavras-chave: rugby, rugby escolar, touch rugby.

Palavras-chave


rugby. rugby escolar. touch rugby.