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PIBID EDUCAÇÃO FÍSICA/UFAC: PRIMEIRAS EXPERIÊNCIAS EM ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL
VICHARLISSON BRITO ALEMÃO, Pedro Henrique Silva De Lima, ADRIANE CORRÊA DA SILVA, ELIONEY LINHARES DE ARAÚJO, ELIANE Elicker Elicker

Última alteração: 2017-05-30

Resumo


Introdução: o trabalho ora apresentado, é fruto das experiências na educação em tempo integral, em uma escola pública estadual de ensino médio de Rio Branco no Estado do Acre. Objetivo: relatar as vivências na modalidade ensino integral, ressaltando seus principais pontos. Método: Trata-se de um relato de experiência em torno das atividades que estão sendo desenvolvidas pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), em uma escola pública de ensino integral, que iniciou nessa nova modalidade de ensino no mês de abril de 2017. Os trabalhos realizados são aulas teóricas e práticas em colaboração com o professor de educação física da escola, onde toda semana sentamos e discutimos e planejamos as aulas e nos outros dias da semana aplicamos as aulas, sendo que em uma semana são aulas teóricas e na outra semana aulas práticas. O professor com toda sua experiência nos ajuda no que pode para contribuir na nossa formação acadêmica, avaliando nossa desenvoltura nas atividades e passando feedback para o que precisamos melhorar. Os primeiros contatos ocorreu por intermédio do professor supervisor, onde depois de passar por uma formação acerca da “nova escola” ele nos informou como que seria a forma como iríamos atuar na escola, ele nos orientou a trabalhar com base nos projetos de vidas dos alunos, que funciona da seguinte maneira: na semana de acolhimento dos estudantes, eles escreveram o que eles queriam para sua formação em uma carta, que posteriormente teríamos acesso sem que eles soubessem e a partir de então conheceríamos e direcionávamos os trabalhos em cima disso. Resultados: Em conversas informais com os discentes da instituição que estamos trabalhando é possível observar a aprovação do novo sistema de ensino, eles estão achando bastante proveitoso a nova experiência. O que podemos notar também foi a diminuição na evasão escolar, pois víamos muito falar que o fato de a educação física ser no contra turno muitos deixavam de participar e na escola em tempo integral isso já não acontece. Conclusão: Os trabalhos realizados na escola em tempo integral no nosso Estado, ainda que inicial vem agradando a comunidade em geral, por se tratar de algo bem planejado, altos investimentos e atenção bem direcionada aos protagonistas principais que são os estudantes. Como se trata de algo muito recente é cedo para tirarmos quaisquer conclusões, no entanto, com um acompanhamento em torno do sistema implantado, pode-se ter vários desdobramentos como por exemplo pesquisas na área.

Palavras-chave


PIBID. Educação integral. Projeto.