Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, VII Congresso de Ciências do Esporte da Região Norte

Tamanho da fonte: 
AÇÕES EDUCACIONAIS NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, PARA ALÉM DE JOGOS INTERCLASSE: DESAFIOS E POSSIBILIDADES EM CURSO
Alysson Ribeiro Gomes, Jefferson Francisco Cândido

Última alteração: 2018-09-11

Resumo


A sociedade atual está inserida em contextos de constantes e inevitáveis disputas. Estando a escola no seio da sociedade, acaba, naturalmente, seguindo as características dela. A competição é algo característico do ser humano, porém é imprescindível saber melhor compreender esta característica, sobretudo no contexto escolar, isto pois, estando em uma sociedade competitiva, buscar-se-á respostas para o que Kunz (2006) discute como as possibilidades do indivíduo em se movimentar livre e espontaneamente, sendo que: quando adulto esse mesmo indivíduo possa movimentar-se, fazendo o uso do esporte, do movimento e dos jogos como uma criança a faz. Assim, objetiva com esse estudo discutir as ações possíveis/necessárias à educação física escolar, visando compreender e propor ações pedagógicas que possam atender à diversidade social presente em ambientes escolares. O estudo terá o aprofundamento com base em revisão bibliográfica, a qual analisará o esporte, a competição e possibilidades de realização de eventos no âmbito da Educação Física, na escola, para além dos tradicionais jogos interclasses, os quais seguem regras, até mesmo por questões de tempo disponível. Inversamente a essa realidade, buscou-se propor ações que pudessem ao invés de selecionar pessoas, inserir todas, ou ao menos tentar não excluir ninguém. Diante disso, elaborou-se uma ação, em formato de festival que, por meio de ações pedagógicas direcionadas ao público escolar, objetivava tratar o conteúdo esporte ou outros da cultura corporal no seu sentido mais “puro”, ou seja, sem a necessária, natural e, às vezes excessiva, vontade de, única e exclusivamente, participar para ganhar, ou então só vivenciar se possuir habilidades que possibilitem os movimentos necessários na totalidade da perfeição. Ao final do estudo, percebeu-se que a depender da forma como a ação é organizada os(as) sujeitos(as) da escola podem fazer uso de seus próprios corpos, de uma forma mais liberta, ou seja, observa-se que, em ambientes em que a competição não esteja/seja exacerbada, conseguir-se-á usufruir do seu próprio corpo, bem como da ação de forma mais integral.

Texto completo: PDF