Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, VII Congresso de Ciências do Esporte da Região Norte

Tamanho da fonte: 
METODOLOGIA UTILIZADA NO ENSINO DO TÊNIS
Damyles Nunes Ferreira, Jéssica Freitas Silva

Última alteração: 2018-09-22

Resumo


O Estágio Curricular Supervisionado III é uma disciplina do curso Licenciatura em Educação Física que após as experiências vividas nesta disciplina obrigatória do curso originaram este artigo. As experiências no estágio, através das intervenções e do contato direto com o professor regente dessa modalidade fizeram com que surgissem várias inquietações, e uma delas é referente à questão problema do nosso trabalho: De que maneira a metodologia do ensino do esporte utilizada pelo professor contribui no processo de aprendizagem das turmas de tênis do SESI-Ananindeua? Segundo Bulso (2015), para que a criança aprenda a jogar e goste do esporte, o processo de ensino-aprendizagem deve ser executado de maneira adequada. A pedagogia do esporte possui importância fundamental nesta questão. Dessa forma, há a necessidade de basear-se em pressupostos teóricos para criar condições de ensino onde a criança possa desenvolver-se. Na literatura, podemos encontrar tendências pedagógicas que se unem em suas ideias principais. Este trabalho tem por objetivo abordar de que forma a metodologia de ensino do professor regente contribui para o processo de ensino-aprendizagem dos alunos. A pesquisa realizada foi do tipo participante. Os dados foram coletados a partir da observação e participação nas aulas de tênis. Para o tratamento dos dados da pesquisa, foi realizada a análise das observações feitas e posterior comparação com as metodologias encontradas na literatura, a fim de se chegar a alguma conclusão sobre a metodologia utilizada pelo professor para o ensino do tênis nas suas turmas. O método de ensino assumido pelo professor durante as aulas demonstra ser o global de ensino. Para Pinho (2009), a presença do professor na mediação desse método na aula é de suma importância, pois ele deverá mostrar os erros e os acertos dos alunos, sempre dando um feedback para mostrar os resultados e evoluções no jogo. Podemos concluir neste estudo que a metodologia global de ensino utilizada pelo professor atende com suas características em diversos momentos da aula. Ao utilizar momentos lúdicos e não priorizar somente a técnica nas aulas, o processo de aprendizagem se torna mais proveitoso e dinâmico.

Texto completo: PDF