Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, VII Congresso de Ciências do Esporte da Região Norte

Tamanho da fonte: 
O ESTÁGIO SUPERVISIONDO NA ESCOLA DE APLICAÇÃ DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ: IMPLICAÇÕES NA PRÁTICA DOCENTE
gustavo henrique MASCULINO costa, gustavo henrique oliveira costa, Fernanda Yully dos Santos Monteiro

Última alteração: 2018-09-27

Resumo


O estágio supervisionado é de fundamental importância na formação do professor de educação física, pois é o momento em que a instituição de ensino, estudante e a escola que recebe o estagiário irão trabalhar para que o futuro professor tenha possibilidades de experiências pedagógicas, tendo como enfoque atribuir-lhe uma gama de saberes científicos e pedagógicos.
O trabalho tem como objetivo relatar o estágio supervisionado dos alunos graduandos em educação física da universidade do estado do Pará desenvolvida na escola de aplicação da UFPA, tendo como fundamentação a proposta dos ciclos do livro coletivo de autores (2012).
Como metodologia foi utilizado a abordagem da observação participante na qual possibilita ao investigador apreender, compreender e intervir em diversos contextos. A observação participante permite ao investigador a aproximação do cotidiano dos indivíduos e suas representações sociais, incidindo diretamente sob a sua dimensão histórica.
O estágio relatado dividiu-se em três períodos: observação, intervenção e regência. A observação é o primeiro contato do estagiário com a escola, professoras e turmas, a intervenção é o momento no qual o estagiário auxilia a professora no desenvolvimento das aulas e a regência o estagiário planeja e ministra uma ou mais aulas às turmas. Ao longo do estagio as professoras trabalharam o conteúdo jogos e esporte com o primeiro e segundo ciclo (pré-escola ao 3º ano e 4º ao 5 ano). Segundo o Coletivo de Autores (2012) o primeiro e segundo ciclo tem como objetivos a “organização da identificação da realidade” e a “sistematização do conhecimento”.
A proposta da disciplina em dar essa experiência pratica aos futuros professores é de fundamental importância na formação, pois é na pratica que é visto como os conteúdos são colocados em cada ciclo de ensino, além de poder ver as tendências pedagógicas sendo colocadas em prática.

Texto completo: PDF