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EDUCAÇÃO FÍSICA E A EDUCAÇÃO ESPECIAL: UMA INTERVEÇÃO PEDAGÓGICA POR MEIO DE JOGOS E BRINCADEIRAS EM UMS SALA DE RECURSOS
Sara Coelho Caldas

Última alteração: 2018-09-30

Resumo


PALAVRAS-CHAVE: Educação Física; Educação Especial;Jogos e Brincadeiras.

O presente trabalho trata-se de um relato de experiência referente a uma intervenção pedagógica realizada nas salas de recursos multifuncionais de uma escola pública estadual da cidade de Tocantinópolis-TO. As Salas de Recursos compõem um programa nacional, sendo espaços destinados às crianças que possuem algum tipo de necessidade especial, buscando dar um suporte mais atencioso a este público, com profissionais especializados e materiais adequados, de maneira dinâmica e diferenciada. Esta intervenção justifica-se pela carência de atividades lúdicas no cotidiano destes espaços. Desta forma, os objetivos foram delineados com as seguintes intenções: utilizar os jogos e brincadeiras como recursos didático-pedagógicos para ampliação de possibilidades de aprendizagem das crianças com necessidades especiais, promovendo uma aproximação das salas de recursos com a Educação Física.As intervenções foram realizadas ao longo de três meses do primeiro semestre de 2018, com fluxo de encontro de três vezes por semana. O aporte teórico-metodológico que subsidiou as intervenções foi a abordagem construtivista-interacionista, da qual suscitou propostas de atividades que pudessem envolver os alunos na atmosfera lúdica dos jogos e brincadeiras, bem como o desenvolvimento físico, social e psicológico. De modo geral, os objetivos foram alcançados, pois o conjunto de experiências contribuiu significativamente para a formação das estagiárias enquanto futuras professoras, trazendo, inclusive, visíveis benefícios aos alunos com necessidades espaciais. Ademais, as vivências proporcionaram novas possibilidades de uso do espaço pelos professores responsáveis, que puderam identificar a relevância pedagógica dos jogos e brincadeiras na educação especial.

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