Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, VII Congresso de Ciências do Esporte da Região Norte

Tamanho da fonte: 
METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO DISCENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Bruno Moreira da Silva, Galileu Maciel dos Santos, Héric Braga de Albuquerque

Última alteração: 2018-10-11

Resumo


Este trabalho demostrar relatos de experiência da utilização de metodologias ativas na Universidade Federal do Acre em algumas disciplinas do curso de Licenciatura em Educação Física, As metodologias ativas visam a inserção dos discentes no processo de ensino e aprendizagem, metodologias essas que transforma o acadêmico passivo (aluno que apenas escuta o docente) e passa a ser um membro ativo na construção do saber por meio de estímulos sob e o conhecimento e análise criticas das situações problemas. Nestas metodologias o discente e instigado a participar com ideias e opiniões promovendo assim transformações no ambiente escolar, tornando o mesmo protagonista do conhecimento, dessa forma o docente atua apenas como mediador do conhecimento responsável por estimular a criatividade e pensamento crítico dos trabalhos em conjunto com a turma para compartilhar conceitos e estimular o pensamento crítico. Na disciplina de educação física na educação básica, assuntos complexos e de difícil entendimento pelos alunos são ministrados de maneira que abrangem as metodologias ativas, através de métodos diferentes como a criação de gibis, materiais visuais, paródias entre outros, sendo que é proposto como objetivo aos alunos a buscar pelo conhecimento. Algumas atividades relacionadas ao ambiente escolar desenvolvida com a utilização destas metodologias estão a confecção de gibis referente às abordagens pedagógicas, nestas atividades a turma foi dividida em pequenos grupos, com cada grupo ficando responsável pela criação do material visual de determinada abordagem, nesta criação o docente teve o papel de mediador ficando auxiliando os alunos, porém os mesmo foram protagonista e realizaram desde a pesquisa até a confecção do material, ao final da disciplina os discentes também apresentam o seu material confeccionado, divulgado assim para turma o conhecimento adquirido formando um ciclo de aprendizagem um aprendendo com o outro e não apenas com o docente ministrante da disciplina. Através da confecção dos materiais visuais os alunos interagiram diretamente na construção do saber, onde os mesmos buscaram o conhecimento além do que o professor tinha ministrado construído

Texto completo: PDF