Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, VII Congresso de Ciências do Esporte da Região Norte

Tamanho da fonte: 
TRABALHO DOCENTE EM EDUCAÇÃO FÍSICA: ENSINO-PESQUISA-EXTENSÃO A PARTIR DA CULTURA CORPORAL NA ARTICULAÇÃO UNIVERSIDADE E EDUCAÇÃO BÁSICA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
Maria da Conceição dos Santos Costa, Luiz Felipe Pinheiro Cruz Campos de Lima

Última alteração: 2018-09-27

Resumo


Esta experiência trata do subprojeto “Trabalho docente em educação física: ensino-pesquisa-extensão a partir da cultura corporal na articulação universidade e educação básica” submetido ao edital CAPES N. 06/2018 do Programa Residência Pedagógica. Na contramão do que preconiza este edital, na lógica arbitrária de ferir a autonomia universitária, “induzir a reformulação do estágio supervisionado” e “promover a adequação dos currículos às orientações da Base Nacional Comum Curricular” (CAPES, 2018, p. 01). Este subprojeto tem como objetivo possibilitar experiências educativas críticas aos discentes do curso de Licenciatura em Educação Física, que estimulem a relação teoria-prática por meio da ação-reflexão-ação inspirada na pedagogia da alternância aos discentes, na articulação ensino-pesquisa-extensão a fim de contribuir com a construção do exercício profissional docente na educação básica no contexto da Amazônia paraense, na Universidade Federal do Pará. A formação de professores representa um percurso de formação de sujeitos no qual há intenção e planejamento para a efetivação de uma determinada prática na trama social que se integra, “prática do conjunto dos homens num dado momento histórico” (MARTINS, 2010, p. 14). A Educação Física, um componente curricular deve promover a socialização das práticas da cultura corporal aos sujeitos da escola pública de forma crítica, criativa e emancipadora (SOARES et al., 1992). Metodologicamente, será desenvolvido a luz da abordagem crítica, em três escolas públicas em Belém-PA (municipal, estadual e federal) no ensino fundamental e EJA. Concluímos que este subprojeto é uma tentativa de construir uma resistência a lógica neoliberal vem que sendo imposta para o campo da formação de professores nas Universidades públicas brasileiras, aos cortes orçamentários que estas vêm sofrendo. E que poderá contribuir com a formação dos estudantes e dos professores das escolas pública, de forma crítica e em defesa do direito a formação, ao trabalho, a universidade e escola pública.

Texto completo: PDF