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EDUCAÇÃO FÍSICA E PIBID : A EXPERIÊNCIA DO IFTO CAMPUS PALMAS
Rodrigo Rodrigues Da MOTA

Última alteração: 2018-09-27

Resumo


Este trabalho é um relato de experiência do processo de implantação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência Pibid, do curso de Licenciatura em Educação Física, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Tocantins. O Pibid é um programa que oferece bolsas de iniciação à docência aos alunos de cursos presenciais que se dediquem ao estágio nas escolas públicas e que, quando graduados, se comprometam com o exercício do magistério na rede pública. O objetivo é antecipar o vínculo entre os futuros profissionais e as salas de aula da rede pública. O Pibid do curso de Licenciatura em Educação Física do IFTO, Campus Palmas, está acontecendo na Escola Municipal Beatriz Rodrigues da Silva, uma unidade pública de Educação, de tempo parcial, pertencente ao município de Palmas que está localizada na região norte da capital. Para início das atividades do Pibid houve um planejamento, realizado entre o coordenador do programa e os acadêmicos, construindo intervenções para o desenvolvimento dos saberes que serão construídos nas aulas de educação física da escola Beatriz Rodrigues. Houve uma divisão dos discentes para suprir as aulas durante a semana, os quais ficaram o quantitativo de seis acadêmicos por dia da semana, que ficam sob a orientação de duas professores. Assim os acadêmicos envolvidos no Pibid participam do processo de construção de saberes no campo da Educação Física, sendo que cada aluno tem que cumprir 8 horas semanais, que são divididas em quatro horas de aulas dadas e 4 horas de planejamento com o coordenador dos discentes. Ao chegar na escola, na primeira semana, nossa atividade foi de observação da realidade, para logo mais entendermos a metodologia de aprendizagem que os professores de cada turma estão aplicando dentro de sala de aula, para depois entender e inserir intervenções em seus planos de aula, essa é a ideia do Pibid, incentivar a iniciação à docência. O tempo de observação e as primeiras intervenções pedagógicas nos permitiram identificar a existência de dois alunos especiais, um com autismo e outro com grau de deficiência intelectual. Foi possível neste momento, associar os conhecimentos construídos na disciplina de Metodologia do Ensino das Atividades Físicas Adaptadas com a realidade que se apresentava, não sentimos insegurança, pelo contrário, nos motivamos a criar possibilidades de inclusão e adaptação nas aulas de educação física. Estamos aprendendo na prática do exercício do magistério a reconhecer as especificidades dos sujeitos, a reconhecer suas histórias e criar um ambiente prazeroso de aprendizagem. O Pibid é uma oportunidade para aprendermos a aprender, a ensinar e construir novos saberes, e esta oportunidade de trabalharmos com todos os alunos, tem nos motivado a refletir sobre a importância do processo de formação profissional com qualidade.

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