Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, VII Congresso de Ciências do Esporte da Região Norte

Tamanho da fonte: 
CONTEÚDOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM OLHAR A PARTIR DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
Mônica Pereira Raulino, Adriane Corrêa da Silva, Marianna Santos Gonçalves Ferreira, Tiago Barbosa do Nascimento, Jeane de Castro Araújo

Última alteração: 2018-09-18

Resumo


PALAVRAS-CHAVE: Conteúdos; Educação Física Escolar; Ensino Médio.

Introdução: A Educação Física Escolar é uma disciplina curricular que abrange diversos conteúdos, que são de suma importância para o auxílio na formação do indivíduo. Dentre esses conteúdos estão presentes os esportes, os jogos, as lutas, as danças e as ginásticas, que envolvem a cultura corporal, auxiliando no desenvolvimento das capacidades motoras, cognitivas, sociais, afetivas e intelectuais. Tendo em vista essas questões o presente trabalho tem por finalidade identificar o nível de satisfação dos alunos em relação a Educação Física Escolar e as sugestões de conteúdos a serem aplicados nas aulas. Metodologia: Este trabalho foi desenvolvido com base em dados coletados a partir de um questionário aplicado na Escola de Ensino Médio Professor Sebastião Pedrosa, localizada na cidade de Rio Branco – AC, com o intuito de fazer uma análise da opinião dos alunos sobre a Educação Física. Onde a amostra foi de 107 alunos distribuídos em 3 turmas, sendo elas uma turma de 1º ano, uma de 2º ano e uma de 3º ano. Análise e Discussão dos Dados: A partir dos dados coletados identificamos que a maioria dos alunos estavam satisfeitos com as aulas, por acharem “legais” e fundamentais para a saúde, dos alunos que se mostraram insatisfeitos, a maioria justificou que as aulas eram chatas, monótonas, ou que faltava material para as aulas práticas. E dos conteúdos sugeridos, o esporte prevaleceu como o mais propostos pelos alunos das três turmas, em seguida foram sugeridas as lutas e as danças, seguidas pelas ginásticas e jogos. Considerações Finais: Fica nítido a relevância da aplicação do questionário para os alunos, proporcionando assim, vislumbrar como está a realidade da Educação Física no âmbito educacional, e a partir disso, fazer análises e reflexões, que poderão trazer melhorias para as práticas pedagógicas.

Texto completo: PDF