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A GENERIFICAÇÃO DOS DEPARTAMENTOS ACADÊMICOS NO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ
Última alteração: 2018-09-22
Resumo
Esse trabalho tem como objeto o Trabalho Docente no Curso de Educação Física da Universidade do Estado do Pará (CEDF/UEPA), nos cinco Campi que oferecem o curso supracitado. Assim buscamos como objetivo mapear a relação entre sexo e departamento dos professores e professoras lotados no CEDF/UEPA. Uma vez que, a condição da mulher continua marcada por fatores de duas ordens: sociais e biológicos, que buscam justificar seu lugar na sociedade (SAFFIOTI, 2013), o que por sua vez se configura em uma divisão sexual de tarefas, onde existem funções que se diferenciam entre características atribuídas aos homens e à masculinidade e as atribuídas às mulheres e ao feminino (BARRETO, 2014). A pesquisa em questão é um estudo de natureza documental, descritivo, exploratório (MARCONI e LAKATOS, 2003), com enfoque crítico dialético. Inicialmente, identificou-se os professores lotados no CEDF através das planilhas de lotação referentes ao segundo semestre letivo de 2017, observou-se as seguintes variáveis: sexo e departamento ao qual está vinculado. Por fim houve a análise e sistematização dos dados coletados à luz do referencial teórico-metodológico previamente definido e revisado. Em um universo de 77 professores lotados nos cinco Campi da UEPA verificou-se que o Departamento de Artes Corporais (DAC) conta com 26 docentes mulheres e 17 homens. Já o Departamento de Desporto (DEDES) possui maior participação masculina, tendo 30 docentes homens e contando com apenas 04 mulheres. Corroborando a literatura, os dados demonstram menor participação de docentes mulheres tanto em número total no corpo docente do CEDEF, bem como no DEDES, onde elas são apenas 12%, o que reafirma a lógica social de que a atuação no desporto é atribuição masculina.
REFERÊNCIAS
BARRETO, A. A mulher no ensino superior – Distribuição e representatividade. Caderno do GEA, Rio de Janeiro. n.6, jul/dez. 2014.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos da metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
SAFFIOTI, H. L. B. A mulher na sociedade de classes: mito e realidade. 3. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2013.
REFERÊNCIAS
BARRETO, A. A mulher no ensino superior – Distribuição e representatividade. Caderno do GEA, Rio de Janeiro. n.6, jul/dez. 2014.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos da metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
SAFFIOTI, H. L. B. A mulher na sociedade de classes: mito e realidade. 3. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2013.
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