Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, VII Congresso de Ciências do Esporte da Região Norte

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JOGOS ESCOLARES DO TOCANTINS: ANÁLISE DA MANIFESTAÇÃO DO ESPORTE
Marcos Junio Graciano de Souza, João Bartholomeu Neto, Jackson Carlos da Silva

Última alteração: 2018-09-15

Resumo


O esporte é um importante conteúdo da Educação Física escolar que ainda está firmemente alicerçado na dimensão biológica do sujeito, nos princípios do esporte rendimento e vinculado ao consumo/consumismo. Nesse sentido, diversas metodologias e propostas surgiram desde a década de 80 para estabelecer outras manifestações do esporte escolar, como a educacional, entendendo a formação do sujeito como primordial para formação do atleta. Nesse cenário, os JET’s (Jogos Escolares do Tocantins) buscam mobilizar a participação dos alunos das escolas do estado, para um processo de educação por meio do esporte, promovendo a inclusão social, afastamento da ociosidade, violência e das drogas. Embora pensado na dimensão educacional do esporte, sugerimos a hipótese de que os JET´s esteja vinculado a manifestação esportiva de rendimento/espetáculo. Assim, o objetivo do presente estudo foi verificar o discurso dos professores de educação física de Gurupi-TO, acerca da manifestação das dimensões esportivas dos JET’s. Esta pesquisa de campo foi realizada com 07 professores que atuaram como professor/técnico no JET’s 2017, na categoria de 12 a 14 anos, nas escolas da rede pública e privada de Gurupi-TO. Realizou-se uma entrevista semiestruturada contendo as 5 questões geradoras. Para análise dos dados foi utilizada a técnica de análise de conteúdo. Os resultados permitiram identificar que 100% dos professores percebem a importância do esporte educacional para esse grupo etário. Por outro lado, todos (100%) os sujeitos da pesquisa não percebem o JET’s como uma proposta educacional e sugerem alterações na proposta para que os Jogos possam atender a essa proposta. Também foi possível observar que a seleção dos alunos para participar dos JET´s seguem modelos biologicistas, com valorização dos mais habilidosos em detrimento dos demais. Sobre a interferência deste evento nas aulas de educação física escolar, 42,8% dos professores relataram que os JET’s interferem na forma como as aulas tematizam o esporte. Dessa forma, conclui-se que o modelo atual dos JET’s precisa ser repensado a fim de atender os anseios das propostas educacionais pelo esporte, pois a manifestação esportiva nesse evento ainda está atrelada aos modelos de educação física propostos em décadas anteriores e não atendem a proposta educacional do esporte para a formação do aluno.

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