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ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM LEGADO MATERIAL
Dalilla Conceição Coelho, Danillo Augusto Pereira Soares, Istéfany Lopes Vieira, Adriano Lopes de Souza

Última alteração: 2018-09-27

Resumo


PALAVRAS-CHAVE: Estágio Supervisionado II; Ensino Fundamental I; Educação Física; Legado Material.

O presente estudo tem como objetivo relatar a experiência desenvolvida durante o Estágio Supervisionado II (1° ao 5° ano), referente ao curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Neste estágio fomos orientados a construir um projeto de intervenção a partir da observação de alguma problemática no contexto de uma escola municipal do município de Tocantinópolis. Assim, tendo com público alvo um grupo de 74 alunos matriculados no turno vespertino do 3° ao 5° ano do ensino fundamental I, identificamos como principal problemática uma adequada infraestrutura e a falta de materiais esportivos destinados para as aulas de Educação Física. Assim, elaboramos a nossa proposta a partir da seguinte questão: como nós futuros professores de educação física, poderíamos contribuir para que os alunos daquela escola tivessem materiais esportivos e pudessem aproveitar o pequeno espaço que a escola possuía para as aulas de Educação Física? Desta forma, no intuito de propiciar um ambiente de aprendizagem mais rico nas aulas de Educação Física, realizamos uma intervenção voltada para a confecção de materiais esportivos alternativos, incluindo, a pintura do espaço escolar, representando uma pista de atletismo e uma quadra poliesportiva. Tal intervenção culminou, ainda, na realização de uma gincana com a utilização dos referidos materiais construídos de forma coletiva. Vale ressaltar que o presente trabalho não contou com apoio financeiro de nenhuma natureza para sua realização, obtivemos o total apoio da direção da escola para a realização do projeto de intervenção, bem como a pintura do espaço escolar, onde fomos autorizados e incentivados pela gestão da escola. Como principais resultados, identificamos que os alunos da escola se engajaram de forma coletiva e criativa na nossa proposta de confeccionar os referidos materiais e adaptar o espaço físico da escola. Além disso, verificamos que os alunos ficaram mais dispostos a vivenciar diferentes maneiras de se movimentar, experimentando atividades desenvolvidas de forma cooperativas, exercitando habilidades cognitivas, e desenvolvendo suas criatividades nas atividades de confecções de materiais esportivos para as aulas de Educação Física. Por fim, conclui-se que tal intervenção representou a possibilidade de deixarmos um legado de caráter material para a escola que nos abriu as portas, o qual assume o sentido de uma herança positiva e duradoura (VILLANO; TERRA, 2008). Ora, ações como essas, indubitavelmente, servem para fortalecer a importante e necessária parceria entre a universidade e a escola.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
VILLANO, B.; TERRA, R. Definindo a Temática de Legados de Megaeventos Esportivos. In: DACOSTA et al. Legado de Megaeventos Esportivos. Brasília: Ministério do Esporte, p. 103-106, 2008.

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