Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, VII Congresso de Ciências do Esporte da Região Norte

Tamanho da fonte: 
RELAÇÕES ENTRE AS ENTIDADES ESPORTIVAS E O PODER PÚBLICO, NA PRIMEIRA REPÚBLICA EM BELÉM ( 1889-1930)
Fátima Souza Moreira

Última alteração: 2018-09-15

Resumo


PALAVRAS-CHAVE: Entidades Esportivas; Poder Público; Belém do Pará (Primeira República 1889 a 1930).
Belém República: Sonhos de Modernidade durante o Regime Republicano. Especialmente no final do século XIX e início do Século XX, Belém vivia o apogeu do ciclo da borracha, e a consolidação do novo regime. Neste período os historiadores destacam o governo do intendente municipal, Senador Antônio José de Lemos (1897-1911). Considerando o estabelecimento de relações entre as entidades esportivas e o poder público em Belém na Primeira República, o presente artigo, tem como objetivo investigar quais as incidências dessas relações na elaboração de leis para o setor esportivo na época. Utilizamos como fontes: a) os jornais O Para, Folha do Norte, O Democrata; b) Revista: A SEMANA dos anos de 1919 e 1920; c) Documentos oficiais: 1) Annaes do Conselho Municipal de Belém de 1907 e 1908; 2) O relatório de cinco anos da intendência de Antônio Lemos “O Município de Belém 1987-1902” - Relatório ao Conselho Municipal de Belém, datado de 15 de novembro de 1902. Para Gaudêncio (2007), a Belle Époque paraense é também vislumbrada pela prática de várias atividades de lazer e esportivas, em função das influências disseminadas a partir das relações econômicas e culturais com a Europa. Os documentos já sinalizam relações políticas e sociais existentes e consolidadas entre as entidades esportivas e o poder público na cidade. Como então essas relações incidiram na constituição, concretização de aparatos Legais por parte do poder público, como forma de apoio e sustentação de uma política para o setor esportivo na época? Nesta etapa da pesquisa, os documentos analisados revelam que as muitas ações esportivas realizadas na cidade de Belém, inclusive com apoio do poder público no decorrer dos primeiros anos da Primeira República, não se traduziram com a concretização de marcos legais substanciais para setor. Portanto, concluiu-se que foram poucos os aspectos legais resultantes dessas relações, não se configurando em apoio sistemático, mesmo o poder político da época reconhecendo nas práticas esportivas um meio para consolidação do ideário de modernidade.
REFERÊNCIAS
CENTRO DE MEMÓRIA DAAMAZÔNIA/UFPA. Cartório de Títulos e Documentos da Amazônia. (Série Estatutos, cx.01-doc 1872-1919).
DIAS, D. C.; SOARES, C. L. Entre velas, barcos e braçadas: Belém no espelho das águas (do final do século XIX à década de 1920). Projeto História (PUCSP), v. 49, p. 19-49, 2014.
MELO, Victor A. Os sports e as cidades brasileiras: transição do século XIX e XX. Rio de Janeiro: Apicuri, 2010.
LUCENA, R. F. O esporte na cidade: aspectos do esforço civilizador brasileiro. Campinas: Autores Associados, 2001.
SARGES, M. N. Belém: riquezas produzindo a Belle-Époque (1870-1912), 3.ª ed. Belém, PA: Paka-Tatu, 2010.

Texto completo: PDF