Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, VII Congresso de Ciências do Esporte da Região Norte

Tamanho da fonte: 
EDUCAÇÃO FÍSICA E INCLUSÃO: BALANÇO DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM PERIÓDICOS CIENTÍFICOS (2010-2018)
Inara Rolim Maria, Simone Pompeu Barroso, Ângela De Freitas Wanzeler, Suzelly Raiol

Última alteração: 2018-09-29

Resumo


O presente estudo analisa a produção do conhecimento sobre Educação Física e Inclusão em periódicos científicos da área da Educação Física. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico, tomando por base a produção nos seguintes periódicos: Revista Brasileira de Ciências e Esporte; Movimento; Pensar a Prática; Movimento e Percepção; Conexões; Motriz; Motrivivência, buscando compreender dois eixos: principais autores e temas abordados. Analisou-se 49 manuscritos, com utilização de 12 destes, distribuídos em formação de professores com 28,5%; relação familiar com 2%; estratégias de ensino com 28,5%; benefícios com 6% e realidade inclusiva com 34,7%.Conclui-se que a produção do conhecimento revela as dificuldades na implementação efetiva da Educação Inclusiva e a prevalência de lacunas no processo de formação inicial e continuada dos professores de educação física, interferindo diretamente na sua pratica pedagógica.

Texto completo: PDF