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ESTADO NUTRICIONAL E APTIDÃO FÍSICA RELACIONADA À SAÚDE EM ESCOLARES DO MUNICÍPIO DE CAUCAIA
Francisco Wladymir Alcântara, Evanice Avelino Souza, Felipe Rocha Alves, Joao Paulo Vasconcelos, Danilo Magalhães Lucino, Paulo Andrey Bastos

Última alteração: 2018-05-01

Resumo


INTRODUÇÂO
A aptidão física pode ser representada por diversas variáveis. Entre elas estão medidas de composição corporal (peso corporal e índice de massa corporal [IMC]), variáveis neuromotoras (força muscular, agilidade e velocidade) e metabólicas (aptidão cardiorrespiratória). Se, por um lado, a prevalência de escolares com excesso de peso tem aumentado de forma alarmante no mundo, por outro, algumas variáveis de aptidão física, por exemplo, a força muscular e a aptidão cardiorrespiratória, têm diminuído nos últimos anos em vários países. Alguns estudos mostram que a força muscular e a aptidão cardiorrespiratória se associam de forma negativa com fatores de risco para doenças cardiovasculares (DCV). Por exemplo, escolares com excesso de peso e baixa aptidão física têm maior risco de desenvolver DCV, tais como obesidade, diabetes e hipertensão arterial. Com isso, o objetivo do presente estudo foi avaliar a aptidão física e o estado nutricional em escolares.

2 METODOLOGIA
Estudo transversal realizado com 192 adolescentes, sendo 96 rapazes e 96 moças com idades entre 15 e 20 anos, regularmente matriculados no ensino médio, de uma escola pública da cidade de Caucaia, Ceará. O estado nutricional foi avaliado segundo o Índice de Massa Corporal (IMC) (IMC= peso/estatura²) e a aptidão física através dos seguintes testes propostos pelo (PROESP-BR), aptidão cardiorrespiratória (teste da corrida/caminhada dos 6 minutos), flexibilidade (teste de sentar e alcançar) e resistência muscular localizada (abdominais em 1 minuto – sit-up). Recorreu-se a estatística descritiva (medias e desvio padrão) adotando-se p<0,05.

3 RESULTADOS
Do total, 127 adolescentes apresentaram estado nutricional adequado, com prevalência para o sexo masculino 67 (39,6%). Em relação a aptidão física houve diferença significativa nos seguintes testes: resistência abdominal (30,83±8,63 vs 20,81±8,21, p=0,001) e aptidão cardiorrespiratória (1433,70±359,16 vs 1030,98±219,27, p=0,001) rapazes e moças respectivamente. Não foi identificado diferenças nos demais testes analisados.

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS
Os resultados indicaram que a maioria dos escolares avaliados apresentaram estado nutricional adequado. Verificou-se ainda diferenças entre os sexos em relação aos testes de resistência muscular localizada e aptidão cardiorrespiratória, onde os rapazes obtiveram melhores resultados. Sugere-se a realização de outros estudos que avaliem a aptidão física em escolares com amostras representativas e considerando outras variáveis.