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VIVÊNCIAS DO SURFE NA ESCOLA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Última alteração: 2018-05-01
Resumo
A pesquisa foi qualitativa em forma de relatos descritivos, a partir de três aulas de educação física abordando o tema surfe. Foi realizada no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, na cidade de Fortaleza-CE. As aulas foram ministradas para 27 crianças de ambos os gêneros durante as aulas curriculares de Educação Física no ensino fundamental. A intervenção teve o objetivo de analisar o potencial pedagógico de aulas teóricas e práticas com vivências do surfe dentro do ambiente escolar. A primeira aula foi teórica e teve a presença de um aluno de graduação surfista; o objetivo foi apresentar aos alunos os esportes radicais, em especial o surfe, e indagá-los sobre seu conhecimento e prática. A segunda e terceira aula foram práticas e consistiram na construção de equipamentos e vivências criativas no contexto do surfe. Também foi abordada a temática: preservação do meio ambiente, conscientizando de não jogar lixo na praia e no mar. Após as 3 aulas, constataram-se algumas dificuldades com a produção do material e o tempo insuficiente para tratar de um conteúdo tão vasto. Destacamos o interesse dos alunos pela temática e sua disposição para fazer perguntas de todos os tipos, favorecendo a curiosidade e o entusiasmo necessários para uma aula mais produtiva. Os alunos vivenciaram na escola o surfe de modo geral contendo dinâmicas apropriada para sua segurança. Concluímos que a intervenção foi positiva, pois foi percebido o potencial pedagógico do surfe nas aulas de educação física escolar, que se dá pela aplicação do surfe à temas transversais e associação com outras disciplinas. Dessa forma, destacamos a possibilidade de uma aprendizagem significativa para os alunos.