Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, VII Congresso Nordeste de Ciências do Esporte - CONECE

Tamanho da fonte: 
FATORES QUE CAUSAM DESINTERESSES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA VISÃO DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE CINCO ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DO CENTRO DE SÃO LUÍS/MA
Ruydeglan Pinheiro Guimarães, Eliana Cardoso Lapis

Última alteração: 2018-05-01

Resumo


INTRODUÇÃO
A Educação Física é apreciada pelos/as estudantes, porém em alguns momentos há desinteresse, ocasionando a evasão ou pouca participação nas aulas.
Com o problema quais fatores causam desinteresses pelas aulas de Educação Física na visão dos/as estudantes do ensino médio e com as hipóteses de que a repetitividade das aulas, a hegemonia do esporte e a estrutura da escola, podem ser fatores causadores desse desinteresse, esta pesquisa torna-se relevante para compreendermos essa situação e agirmos estrategicamente no contexto da Educação Física.
Foram utilizados como embasamento teórico Moreira (2014), Figueira, Pereira e Soares (2015), dentre outros, que indicam que a ausência de interesse, a não participação e evasão de estudantes é devido aulas repetitivas, aulas livres, hegemonia do esporte, estrutura, falta de materiais e redes sociais. Assim, o objetivo foi investigar os fatores que causam desinteresses nas aulas de Educação Física na visão dos estudantes do ensino médio.

METODOLOGIA
Esta investigação caracteriza-se como pesquisa de campo, de natureza transversal, com método estatístico por amostragem, de abordagem quantitativa.
Foram pesquisadas 05 escolas públicas estaduais do Centro de São Luís/MA. O instrumento foi questionário contendo 04 perguntas fechadas com 06 opções de repostas para cada uma, para uma amostra de 141 discentes com idade entre 15 e 20 anos, de uma população de 2.576 estudantes.

RESULTADOS
As categorias foram: Conteúdos de Educação Física; Metodologia do/a Professor/a; Estrutura para as Aulas de Educação Física; e Fatores Extraescolares.
Relacionado aos conteúdos da Educação Física e metodologia do/a professor/a, 40% dos/as investigados/as apontaram a aula teórica e 33% a aplicação de poucos conteúdos como causadores do desinteresse pelas aulas. Santos e Silva (2012), afirmam que professores percebem que os/as estudantes têm maior aceitação por atividades práticas.
Quanto a estrutura para as aulas, 35% dos/as estudantes retrataram a falta de materiais e 30% o espaço para a aula prática dividido com outra turma como os causadores de desinteresse. Figueira, Pereira e Soares (2015) expõem que a infraestrutura imprópria e os materiais inadequados podem influenciar na prática docente e no aprendizado. Analisando os fatores extraescolares, 40% dos pesquisados revelaram que as redes sociais corroboram com o desinteresse da disciplina. Moreira (2014, p. 54), afirma que são:
Jovens da era digital, de gostos variados, comportamento e temperamento inconstantes, que passa da internet para o telefone, do telefone para a TV, da TV para seu tocador de música, retornando novamente à internet, sendo que a principal atividade física em seu cotidiano é a movimentação do personagem principal do seu jogo favorito de ação, online, ou de videogame.

Contudo a constante atualização das tecnologias digitais dos/as professores/as, contribui para a obtenção de resultados pedagógicos positivos.

CONCLUSÃO
Oportunizamos os/as estudantes a expressarem as causas dos desinteresses pelas aulas de Educação Física. Com base em suas respostas identificamos que aulas teóricas e a repetitividade de conteúdos, podem ocasionar participação apenas para obtenção de nota ou presença.
Quando a aula é prática, a falta de materiais, o espaço dividido com outra turma e as redes sociais, influenciam no desinteresse, o/a estudante vai para a aula, mas não tem uma aprendizagem significativa. Neste sentido, entendemos que a Educação Física precisa ser repensada por todos/as envolvidos/as no ambiente escolar, para que essas fragilidades sejam superadas.

REFERÊNCIAS
FIGUEIRA, Peterson Furtado; PEREIRA, Antônio Luiz Silveira; SOARES, Rodrigo Lemos. Infraestrutura Escolar: pode interferir nas aulas de Educação Física?. Revista Didática Sistêmica, v. 17, n. 1, p. 201-212, 2015. Disponível em:
. Acesso em: 19 nov. 2017.

MOREIRA, Franque Sinatra de Oliveira. O desinteresse pela prática da educação física no ensino médio: quem tem que mudar, os alunos ou a escola?. 2014. Disponível em . Acesso em 14 set. 2017.

SANTOS, Odenice Juliana Gonzaga; SILVA, Morgana Cláudia. Teoria e prática: as implicações nas aulas de Educação Física escolar. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires. Ano 17, n. 170, 2012. Disponível em: . Acesso em: 17 nov. 2017.