Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, VII Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
INFÂNCIA E EDUCAÇÃO: AS EXPERIÊNCIAS DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA E NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Angélica Caetano

Última alteração: 2014-08-04

Resumo


O presente ensaio trata de reflexões a respeito do conceito de experiência, aprofundado por Walter Benjamin, relacionando com a criança, especificamente no âmbito da Educação Infantil. Surge a partir de um projeto de doutorado, portanto, encerra-se não respondendo questões, mas com indagações que norteiam tal projeto. Considera que a cultura “adultocêntrica” e “especialista” pode apresenta-nos uma espécie de esquecimento do tempo de infância e da importância da brincadeira, elementos fundamentais nas reflexões de Benjamin. Questiona-se por fim quais as experiências das crianças na Educação Infantil e como elas se caracterizam na contemporaneidade.
Palavras-chave: criança, experiência, Benjamin, educação infantil

Texto completo: PDF