Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, VII Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
A ALMEJADA BRASILIDADE NA "COPA DAS COPAS"
Ariane Boaventura da Silva Sá, Roberto Boaventura da Silva Sá

Última alteração: 2014-08-08

Resumo


Por meio da Análise do Discurso, de orientação francesa, e da Semiótica, para os estudos de imagens, analisamos a propaganda "Isso é ser brasileiro, essa é a Copa das Copas", lançada pelo governo federal em 2014 e veiculada na mídia televisiva no período pré Copa/2014. Centralmente, identificamos estratégias discursivas, nos planos verbal e visual, destacando aspectos culturais e ideológicos sustentadores de tais discursos. Assim, verificamos a incidência de discursos que buscam reforçar a nacionalidade brasileira, confirmar a preparação do País para receber a Copa, além de transmitir a ideia de que o megaevento seria acessível a todos. Contribuíram para isso, os discursos que contemplam, pelo viés do esporte, as políticas de inclusão. Por fim, no campo interdiscursivo, verificamos a relação com a campanha eleitoral do principal partido da base do governo federal, o PT.

Texto completo: PDF