Tamanho da fonte:
A ALMEJADA BRASILIDADE NA "COPA DAS COPAS"
Última alteração: 2014-08-08
Resumo
Por meio da Análise do Discurso, de orientação francesa, e da Semiótica, para os estudos de imagens, analisamos a propaganda "Isso é ser brasileiro, essa é a Copa das Copas", lançada pelo governo federal em 2014 e veiculada na mídia televisiva no período pré Copa/2014. Centralmente, identificamos estratégias discursivas, nos planos verbal e visual, destacando aspectos culturais e ideológicos sustentadores de tais discursos. Assim, verificamos a incidência de discursos que buscam reforçar a nacionalidade brasileira, confirmar a preparação do País para receber a Copa, além de transmitir a ideia de que o megaevento seria acessível a todos. Contribuíram para isso, os discursos que contemplam, pelo viés do esporte, as políticas de inclusão. Por fim, no campo interdiscursivo, verificamos a relação com a campanha eleitoral do principal partido da base do governo federal, o PT.
Texto completo:
PDF