Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, VIII Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
MAPEAMENTO DOS ESPAÇOS PÚBLICOS FREQUENTADOS POR CRIANÇAS DOS 5º ANOS DA ESCOLA MUNICIPAL MICHEL KHURY, EM CURITIBA/PR.
Yanajara de Souza Tavares da Silva, Simone Rechia, Felipe Sobczynski Gonçalves, Igor Furtado Alencar

Última alteração: 2016-08-08

Resumo


O presente artigo busca investigar quais as experiências que crianças estudantes da escola Municipal Michel Khury, do bairro Uberaba em Curitiba-PR, possuem em relação aos espaços públicos da cidade, através de um questionário com crianças de 5º ano. Como objetivos específicos foi pretendido: Identificar as formas de apropriação que crianças participantes do estudo possuem frente aos espaços públicos de Curitiba; investigar com que frequência os sujeitos participantes do estudo visitam os espaços públicos de Curitiba; relacionar os espaços em que vivem e as possíveis experiências. Acreditamos que é necessário conhecer quais lugares da cidade as crianças se apropriam, pois, segundo Tschöke apud Jacobs (2000, p. 88) “As crianças da cidade precisam de uma boa quantidade de locais onde possam brincar e aprender [...]”, no entanto precisam de um local perto de casa, ao ar livre, sem um fim específico, onde possam brincar, movimentar-se e adquirir noções de mundo. Contudo, percebemos que a apropriação por parte das crianças ocorre nas proximidades do bairro, sendo necessário desenvolver mais políticas públicas que facilitem a apropriação, e aumentando a visão de mundo das mesmas, proporcionando um conhecimento e vivência dos espaços de lazer de Curitiba.

PALAVRAS-CHAVE: educação; lazer; espaços públicos.


ABSTRACT
This article seeks to investigate what are the experiences that children students of the Municipal school Michel Khury, Uberaba neighborhood in Curitiba-PR, have in relation to the public spaces of the city, through a questionnaire with children from fifth grade. As specific objectives was intended to: identify the forms of ownership that children participating in the study have front to the public spaces of Curitiba; investigate how often the subjects participating in the study visit the public spaces of Curitiba; connect the spaces in which they live and the possible experiences. We believe it is necessary to know which places the city children if appropriate, because, according to Tschöke apud Jacobs (2000, p. 88) "The city children need a good amount of places where they can play and learn [...]", however need a place close to home, outdoors, without a specific purpose, where they can play, jogging and acquire notions of world. However, we realize that the appropriation occurs in the vicinity of the neighborhood, and it is necessary to develop more public policies that facilitate ownership and increasing the worldview of these children, providing knowledge and experience of the leisure spaces of Curitiba.

KEYS WORDS: education; leisure; public spaces


RESUMEN
En este trabajo se investiga lo que los estudiantes experiencias que los niños de la Escuela Municipal Khury Michel, el barrio Uberaba en Curitiba, PR, tienen en relación a los espacios públicos de la ciudad, a través de un cuestionario con niños de 5 años. Los objetivos específicos se pretende: identificar las formas de apropiación que los participantes del estudio tienen los niños se enfrentan a los espacios públicos de Curitiba; investigar con qué frecuencia los participantes en el estudio visitan las zonas comunes de Curitiba; se refieren a los espacios en los que viven y las experiencias posibles. Creemos que es necesario conocer qué ciudad pone a los niños tomar posesión porque, según citó Tschöke Jacobs (2000, p. 88) "Los hijos de la ciudad necesita una buena cantidad de lugares donde pueden jugar y aprender [...]" sin embargo, necesitan un lugar cerca de casa, al aire libre, sin un propósito específico, donde pueden jugar, moverse y conseguir que el mundo de las ideas. Sin embargo, nos damos cuenta de que la apropiación por parte de los niños se produce cerca de la zona, siendo necesario desarrollar más políticas públicas que faciliten la apropiación, y el aumento de la misma visión del mundo, proporcionando un conocimiento y experiencia de instalaciones de ocio Curitiba.

PALABRAS CLAVES: la educación; ocio; espacios públicos.

Palavras-chave


educação; lazer; espaços públicos.

Referências


BRANDÃO, C. A. L.. As cidades da cidade. In: _____ (Org.). As cidades da cidade. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006, p.9-20.

CAMARGO, L. O. de L. Lazer: concepções e significados. In LICERE: Revista do centro de estudos de lazer e recreação/EEF/UFMG. Belo Horizonte: Celar, v1, no.1, 1998, p. 28-36.

CURITIBA. Diretrizes curriculares para educação fundamental de Curitiba. v.3, 2006.

GONÇALVES, F. S. Espaços e equipamentos de lazer da Vila Nossa Senhora da Luz: suas formas de apropriação no tempo/espaço de lazer. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Setor de Ciências Biológicas, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2008.

GONÇALVES, R. Apropriação dos Espaços Públicos de Lazer em determinada comunidade do bairro Uberaba: A violência como fator limitador. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) Setor de Ciências Biológicas- Universidade Federal do Paraná. 2010.

INSTITUTO DE PESQUISA E PLANEJAMENTO URBANO DE CURITIBA – IPPUC. Curitiba em dados. Disponível em: . Acessado em: 25 nov. 2010.

JACOBS, J. Morte e vida de grandes cidades. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

LUCHIARI, M. T.. A categoria espaço na teoria social. Revista Temáticas, Campinas. Jan/Jun p. 191-238, 1996.

MARCELLINO, N. C. Estudos do lazer: uma introdução. Campinas, 3. ed, Autores Associados, 2002.

MARCELLINO, N. C. Estudos do lazer: uma introdução. Campinas: Autores Associados, 1996.

MARCELLINO, N. C. Lazer e humanização. Campinas: Papirus. 6.ed. 2002.

MASCARENHAS, F.. Lazer como Prática da Liberdade: uma proposta educativa para a juventude, Goiânia: Ed. UFG, 2003.

NETA MEDEIRAS, O. Morais. É possível uma pedagogia da cidade? Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.40, p. 212-221, dez.2010.

RECHIA, S.. Parques públicos de Curitiba: a relação cidade-natureza nas experiências de lazer. Tese (Doutorado em Educação Física) Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2003.

SANTOS, K. R. V. Forças Sociais no Parque Cachoeira em Araucária - PR: Conexões entre estruturas físico-espacial, cultura local e formas de apropriação. Dissertação (Mestrado Em Educação Física) Setor de Ciências Biológicas- Universidade Federal do Paraná. 2010.

SANTOS, M. A cidade nos países subdesenvolvidos. Rio de Janeiro: Civilização brasileira S. A,1965.

SANTOS, M., O espaço geográfico como categoria filosófica. In: Revista Terra Livre, nº 5, São Paulo, AGB-Marco zero, 1981. p. 9-20.

TSCHOKE, A. Lazer na infância: possibilidades e limites para vicências do lazer em espaços públicos na periferia de Curitiba/Paraná. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Setor de Ciências Biológicas, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2010.

TSCHOKE, A., RECHIA,S. Espaço, lugar e brincadeiras: o que pensam os professores e o que vivem os alunos. Goiânia: Pensar a Prática, v.15, n.2, p.272-550 .abr/jun 2012.

TSCHÖKE, Aline, et al. Espaço: possibilidade da materialização das relações sociais. In: ENCONTRO DA ALESDE, 1, 2008, Curitiba. Anais do I Encontro da ALESDE: Esporte na América Latina: Atualidade e Perspectivas. Curitiba, 2008. CD-ROM.

TSCHOKE, Daniella. Concepção e planejamento de áreas infantis de parques públicos da cidade de Rennes/França. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Setor de Ciências Biológicas, Universidade Federal do Paraná. 2013.

Texto completo: PDF