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CULTURA JUVENIL, EDUCAÇÃO FÍSICA E O CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO NO RIO GRANDE DO SUL: INTERPRETAÇÕES DE UM TRABALHO DE CAMPO ETNOGRÁFICO
Jacqueline Zilberstein, Franscisco Goldschmidt Filho, Luciana Nunes, Samuel Nascimento de Araújo, Flávia Fernandes Cardoso

Última alteração: 2016-07-11

Resumo


O presente estudo, um recorte de uma dissertação de mestrado, se propôs a compreender os aspectos simbólicos da cultura juvenil de estudantes do Ensino Médio de uma escola localizada em Porto Alegre e pertencente à Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul desde as aulas de Educação Física. Neste trabalho, a análise se dá a partir do contexto pretendido – o Ensino Médio politécnico – e o diálogo com as interpretações emergidas do trabalho de campo. O desenho teórico-metodológico utilizado na pesquisa foi a etnografia, pois o objeto de estudo está circunscrito às culturas escolares e juvenis contemporâneas. O trabalho de campo foi realizado de março a dezembro de 2015. Os participantes do estudo foram os estudantes da escola, os quais foram acompanhados durante as aulas de Educação Física, nas trocas de período, no recreio e outros momentos do espaço-tempo escolar. Interpretei que os jovens constroem diversas identidades dentro do ambiente escolar como forma de sobreviver às normas impostas pela instituição e, ainda assim, poder vivenciar a juventude, revelando assim a desarticulação da proposta do Ensino Médio com a realidade da escola, uma vez que essa prevê o ensino centrado no aluno como fundamental para a emancipação desses sujeitos.

Palavras-chave


Educação Física escolar; Ensino Médio; Cultura juvenil

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