Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, VIII Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
EDUCAÇÃO (FÍSICA) NA CULTURA DIGITAL: MEMÓRIA DA PRODUÇÃO DE UM CURSO NA MODALIDADE EAD
Juliano Silveira, Lyana Thédiga Miranda, Gilson Cruz Junior, Rodrigo Ferrari, André Marsiglia Quaranta

Última alteração: 2016-07-26

Resumo


Relato de experiência que registra a memória da participação de um grupo de pesquisadores na produção de conteúdo para o núcleo específico de Educação Física do curso de especialização Educação na Cultura Digital, modalidade EAD, desenvolvido pelo LANTEC/UFSC e NUTES/UFSC para o ProInfo/MEC, disponível em catálogo online para ser ofertado por IES interessadas.

Palavras-chave


Educação Física; Cultura Digital; Educação a Distância

Referências


BRASIL. Curso de Especialização Educação na Cultura Digital. Catálogo. ProInfo/SEB/MEC, 2015. Disponível em: http://educacaonaculturadigital.mec.gov.br/.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei 9.394/96. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 1996.
CAPARROZ, Francisco; BRACHT, Valter. O tempo e o lugar de uma didática da educação física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 28, n. 2, p. 21-37, jan. 2007. Disponível em http://rbceonline.org.br/revista/index.php/RBCE/article/view/53.
FANTIN, M. Mídia-educação: conceitos, experiências, diálogos Brasil-Itália. Florianópolis: Cidade Futura, 2006.
FENSTERSEIFER, Paulo E. O que significa aprender no âmbito da cultura corporal de movimento? Atos de pesquisa em educação, v. 7, n.2, p. 320-328, mai./ago. 2012. Disponível em: http://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/3152
GONZALES, Fernando J.; FENSTERSEIFER, Paulo E. Entre o “não mais ” e o “ainda não”: pensando saídas do não-lugar da educação física escolar I. Cadernos de formação do CBCE, v. 1, n. 1, 2009. Disponível em: http://www.rbceonline.org.br/revista/index.php/cadernos/article/view/929 .
_____. Entre o “não mais ” e o “ainda não”: pensando saídas do não-lugar da educação física escolar II. Cadernos de formação do CBCE, v. 1, n.2, 2010. Disponível em: http://www.rbceonline.org.br/revista/index.php/cadernos/article/view/978
JENKINS, H. Cultura da convergência, 2 ed. São Paulo: Aleph, 2009.
KUNZ, Elenor. Transformação didático-pedagógica do esporte. Ijuí: Ed. UNIJUI, 1994.
LAPA, A. B.; BELLONI, M. L. Educação a distância como mídia-educação. In: Perspectiva, Florianópolis, v.30, n.1, p.175-196, jan/abr., 2012.
PEREIRA, R. S. Multiletramentos, tecnologias digitais e os lugares do corpo na Educação. Tese (doutorado em Educação). Florianópolis, PPGE/CED/UFSC, 2014.
PIRES, G.L.; LAZZAROTTI FILHO, A; LISBOA, M.M.; Educação Física, mídia e tecnologias: incursões, pesquisa e perspectivas. Santa Maria, Kinesis, v. 30, n.1, 2012, p. 55-79. DOI: http://dx.doi.org/10.5902/010283085723
PRENSKY, M. O aluno virou especialista: entrevista. Entrevistadora: Camila Guimarães. Época, 08 jul. 2010. Disponível em: . Acesso em: 28 nov. 2014.
RAMOS, E. et al. Curso de especialização em educação na cultura digital: documento base. Brasília: Ministério da Educação, 2013-a.
_____. Curso de especialização em educação na cultura digital: guia de diretrizes metodológicas. Brasília: Ministério da Educação, 2013-b.

Texto completo: PDF